21.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTUTTOFOOD Milano 2026 inclui o Brasil em sua estratégia de posicionamento global...

TUTTOFOOD Milano 2026 inclui o Brasil em sua estratégia de posicionamento global para negócios de alimentos

Com a internacionalização acelerada do setor de alimentos e bebidas, a TUTTOFOOD Milano 2026 consolida seu papel como um dos principais pontos de encontro globais para negócios, inovação e comércio internacional. Realizada em Milão, entre os dias 11 a 14 de maio, a feira reforça sua estratégia de se posicionar como hub europeu para decisões estratégicas da cadeia global de alimentos, conectando produtores, distribuidores e compradores de mais de 100 países, e dessa vez, com um olhar especial para o mercado brasileiro de alimentos.

A edição de 2026 projeta superar a marca de 100 mil visitantes profissionais, com crescimento estimado de 15% em relação às edições anteriores, refletindo o avanço da internacionalização da feira.

Após seu relançamento com um posicionamento internacional mais robusto, a TUTTOFOOD passa a ampliar sua comunicação em mercados considerados historicamente mais distantes do circuito europeu. A estratégia envolve a construção de relevância institucional, influência e reconhecimento de marca junto a um dos maiores players globais da cadeia alimentar.

O Brasil figura entre os maiores exportadores globais de alimentos e produtos agropecuários, com exportações do setor superiores a € 122 bilhões em 2025, segundo dados do Trade Data Monitor. A União Europeia responde por cerca de 14% desse total, consolidando-se como um dos principais destinos estratégicos para produtos brasileiros de alto valor agregado.

O que esperar?

A edição de 2026 ocorre em um momento de crescimento expressivo da feira. Na última edição, a TUTTOFOOD reuniu 95 mil visitantes profissionais, 4.200 empresas expositoras de 70 países e 3 mil compradores internacionais, registrando aumento de mais de 300% no número de buyers estrangeiros em comparação a 2023. Os números refletem o fortalecimento do evento como espaço de negócios concretos, especialmente por meio de seu programa estruturado de matchmaking entre oferta e demanda globais, que conecta, de forma qualificada, a oferta de produtores globais à demanda de compradores internacionais, resultando em milhares de reuniões de negócios previamente agendadas.

O programa é desenvolvido em cooperação com a ITA – Agência Italiana de Comércio, reforçando o perfil altamente qualificado dos compradores presentes.

Fenômeno Europeu

A escolha de Milão como sede também faz parte dessa estratégia. A cidade tem se consolidado como destino-chave internacional para negócios e turismo, fenômeno que influencia diretamente a decisão de participação de expositores e compradores internacionais, ao combinar infraestrutura, conectividade e relevância econômica.

Para mercados como o brasileiro, o movimento sinaliza uma mudança no mapa de oportunidades internacionais. Tradicionalmente mais conectados a feiras como Anuga e Gulfood, exportadores e decisores passam a olhar a TUTTOFOOD como uma alternativa estratégica dentro de um ecossistema europeu integrado, que alterna grandes eventos e amplia as possibilidades de acesso a compradores globais.

Fonte: Maria Paula Santos

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS