26.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEstratégia aumenta a produtividade do agronegócio em 20%

Estratégia aumenta a produtividade do agronegócio em 20%

Aumentar a produtividade significa produzir mais no mesmo espaço de terra. Ou seja, elevar o potencial produtivo da sua propriedade, conseguindo um melhor aproveitamento daquilo que já possui. Dentro desse contexto, quatro pontos são cruciais: processos, pessoas, gestão e tecnologia. O processo está em sinergia com a metodologia, e pessoas se referem a talentos. Já a gestão é organização, e a tecnologia é a inovação. 

Em algumas situações, a inovação pode ser um novo olhar, uma adaptação que contribui para o aumento da produtividade; em outras, pode significar a adoção de uma nova tecnologia capaz de gerar economias e contribuir para que a propriedade eleve seu potencial produtivo. 

Os pequenos produtores rurais brasileiros estão atentos a esse cenário e irão adotar, em 2026, uma tecnologia que aumenta em 20% a produtividade. Sobre esse assunto, conversamos com Bruno Ract, executivo de estratégia e novos negócios da Ultra Clean Brasil. Acompanhe:

E então, Bruno Ract, vamos direto ao ponto: como os produtores podem melhorar a produtividade em 20% sem investimentos? 

Bruno Ract: A estratégia é simples e fácil de implementar. Tomamos conhecimento da dificuldade do agricultor em relação à produtividade por um simples fato: a manutenção preventiva das máquinas agrícolas. 

O segredo para atingir um melhor desempenho no resultado final é inserir uma etapa no processo de manutenção que faz a máquina alcançar um resultado impressionante de 20% mais eficiência. Ou seja, a cada 1.000 km percorridos no campo, com esta tecnologia, a máquina pode chegar a 1.200 km no mesmo tempo; ou, a cada 5 dias trabalhados, o agricultor pode obter o mesmo resultado em 4 dias. 

Isso significa que o resultado no ano pode chegar a 50 dias a mais de produção por máquina. Pense no volume que foi produzido e adicione 20% a mais; o resultado é bastante significativo e gera um lucro muito maior. Isso é trabalhar com inteligência, realizando mais com a mesma estrutura.

E qual é essa etapa que o produtor pode adicionar e essa tecnologia que melhora o resultado? 

Bruno Ract: Essa etapa está relacionada à praga hidráulica. Existe uma praga no sistema hidráulico que ainda não é percebida por muitos, e isso faz com que a máquina trabalhe em baixo desempenho. Quando a máquina está livre dessa praga hidráulica, atinge seu potencial máximo, fazendo com que ganhe 20% a mais em sua eficiência, e isso reflete em seu resultado final de produção. E a colheita é receita para o produtor. 

Assim como na colheita, quando há perda por motivo de praga, na máquina é a mesma coisa: a praga hidráulica causa perda de eficiência na máquina e, consequentemente, no resultado de produção e no lucro no final da safra. 

Então, assim como se aplica uma solução para acabar com as pragas na lavoura para obter um aproveitamento melhor na colheita, com a máquina é idêntico: eliminamos preventivamente a praga hidráulica, e a máquina funciona perfeitamente em alto desempenho, melhorando o lucro dos produtores.

E como o agricultor pode fazer isso? Fale mais da tecnologia. 

Bruno Ract: O objetivo é limpar internamente a mangueira hidráulica, pois a mangueira é responsável por gerar um volume alto de partículas contaminantes e levá-las para dentro do circuito hidráulico da máquina. Essa sujeira, que chamamos de praga hidráulica, pode travar uma bomba hidráulica, danificar os componentes do circuito, e isso leva a uma parada não programada, onde o produtor perde tempo, produtividade e ainda tem prejuízos. 

Voltando ao ponto de eficiência da máquina, graças à praga hidráulica, que são micropartículas como se fossem grãos de areia dentro do sistema hidráulico, contaminando o óleo e, assim, gerando muitos problemas, causando uma grande lentidão no funcionamento do circuito hidráulico. 

Sabendo disso, a solução é prevenir, ou seja, remover a praga hidráulica de dentro da mangueira, e para isso o único método eficaz é a tecnologia UC System, que faz a limpeza em 1 segundo e a seco. 

Utiliza uma espuma especial que é lançada com pressão de ar para dentro da mangueira e percorre, limpando toda a parede interna da mangueira e absorvendo toda a sujeira, deixando-a livre e isenta de partículas contaminantes, que nada mais são do que pedaços de borracha, estrelinhas de aço, plásticos e outros. 

Imagine uma máquina que contém dentro do sistema hidráulico pedaços de aço, borracha e plástico! Isso tem gerado um desgaste enorme, e o produtor não sabe, não se atentou ainda, mas a Ultra Clean Brasil está no combate dessa praga hidráulica e está ajudando o agricultor a eliminar de uma vez por todas essas pragas. 

Para concluir nossa entrevista, esta é uma estratégia muito interessante para o agricultor implementar no campo. Como ele consegue fazer isso? 

Bruno Ract: O sistema de limpeza interna de mangueiras hidráulicas é um kit com um lançador pneumático, bicos de acoplamento que se encaixam no lançador para atender todas as medidas de diâmetros internos das mangueiras e os projéteis, que são as espumas responsáveis por agirem internamente nas mangueiras e remover a praga hidráulica. 

Essa espuma é muito eficaz, e só a Ultra Clean Brasil tem essa qualidade de remover de verdade a sujeira, sendo a única empresa que comprova a qualidade. Para se ter uma ideia do nível de qualidade, a NASA utiliza essa espuma, assim como grandes empresas de renome internacional. 

Sugiro que entrem em nosso site para ver a tecnologia funcionando e como faz a limpeza. Podem entrar em contato com nossos técnicos para implantá-la em suas fazendas e gerar mais produtividade e lucro.

Fonte: Rodrigo Capella

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS