A Vetnil, referência nacional em medicamentos e suplementos para equinos, conta com a certificação internacional LEED Silver, concedida pela U.S. Green Building Council (USGBC), organização norte-americana sem fins lucrativos que atesta edificações sustentáveis em todo o mundo. O selo foi obtido após a conclusão do novo centro logístico da companhia, em Louveira (SP), projetado desde o início para atender aos mais altos padrões de eficiência ambiental e energética.
A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um dos selos de sustentabilidade mais respeitados globalmente e avalia critérios como eficiência energética, uso racional da água, gestão de resíduos, conforto ambiental e inovação em design construtivo. O nível Silver (Prata) comprova que o projeto adota práticas avançadas de sustentabilidade, com impacto positivo para o meio ambiente e para as comunidades ao redor.
“Ter o selo LEED reforça nossa missão de longo prazo e o compromisso da Vetnil com a inovação responsável. Desde o início do projeto, buscamos unir eficiência logística e consciência ambiental e essa certificação confirma o alto nível de eficiência do nosso empreendimento”, destaca Luiz Antonio Miazzo, diretor financeiro e administrativo da Vetnil.
Com 4.883 m² de área interna e capacidade para 10.200 paletes, o novo centro logístico da Vetnil foi concebido para entregar eficiência operacional, segurança e sustentabilidade, pilares que sustentam o crescimento da companhia e sua missão com o mercado equestre. Entre as soluções adotadas estão a usina fotovoltaica com 1.080 placas solares, responsável pela geração de parte da energia consumida; 8 totens de recarga para veículos elétricos; sistema de reuso de água da chuva com capacidade para 140 mil litros; estação de tratamento de efluentes e pavimentação com blocos intertravados, que favorecem a drenagem natural do solo, além da manutenção da vegetação nativa.
“Essa conquista simboliza mais do que uma certificação. É um marco na trajetória da Vetnil. Cada decisão de projeto foi pensada para reduzir o impacto ambiental e garantir eficiência a longo prazo. É uma vitória de todos que acreditam que é possível crescer cuidando do planeta”, ressalta Rogério de Oliveira Jorge, diretor de operações da Vetnil.
A nova estrutura faz parte da estratégia de expansão da Vetnil, que prevê um total de 25 mil metros quadrados de área construída e ainda contemplará a nova sede corporativa, novas linhas de produção, ampliação dos laboratórios e áreas administrativas.
Conquistas como o selo LEED Silver refletem que, além do compromisso com a saúde e o bem-estar dos animais, a Vetnil está comprometida com as futuras gerações e o meio ambiente. E reafirma o seu objetivo em crescer com responsabilidade, inovar com propósito e inspirar um novo padrão de sustentabilidade na indústria veterinária e no agronegócio brasileiro.
Fonte: Anna Luisa – Grupo Texto



