A eficiência reprodutiva das matrizes de tilápia é fator determinante para um bom desempenho zootécnico e econômico de sistemas de produção aquícola. A taxa de desova, a qualidade dos ovos e a viabilidade embrionária são diretamente impactadas por fatores nutricionais, metabólicos e ambientais. Considerando especificamente o aspecto nutricional, a MSD Saúde Animal promoveu um estudo experimental a campo que comprovou que o uso do suplemento alimentar composto por fósforo orgânico (butafosfana) e vitamina B12 (cianocobalamina) eleva o desempenho reprodutivo na tilapicultura.
Entre março e abril de 2025, o ensaio de campo foi conduzido com tilápias em reprodução em tanques escavados na região dos Grandes Lagos/SP. As matrizes foram distribuídas em dois grupos experimentais: o primeiro alimentado com ração suplementada com Coforta A, na dosagem de 3g por kg de ração em uso contínuo; e o segundo alimentado com a mesma ração, porém sem suplementação.
Durante o período experimental, foram monitorados a atividade reprodutiva, o volume total de ovos e o volume médio de ovos por fêmea. Os resultados obtidos demonstraram melhora expressiva na performance reprodutiva das matrizes suplementadas com Coforta A.
“É um suplemento alimentar da MSD Saúde Animal que está associado à melhora do metabolismo energético celular, da função hepática e do estímulo à eritropoiese e à regeneração tecidual, ou seja, da produção de glóbulos vermelhos e da recuperação dos tecidos após estresse. Um produto que melhora a saúde geral do peixe”, pontua a médica-veterinária Talita Morgenstern, coordenadora técnica da unidade de negócio de Aquicultura da MSD Saúde Animal.
Ainda segundo a especialista, ao fortalecer o sistema de defesa e o metabolismo das matrizes, é esperado que o Coforta A contribua diretamente para a reprodução (com o amadurecimento mais eficiente dos ovos e sincronização da desova), a qualidade dos ovos (com maior reserva nutritiva, resultando em ovos maiores e mais viáveis) e para uma recuperação mais rápida das fêmeas após a desova. “E essas ações foram atestadas no ensaio a campo, que permitiu observar um aumento de 8,4% na atividade reprodutiva das matrizes pertencentes ao grupo suplementado, em comparação ao grupo controle”, afirma Talita.
Ao longo do ensaio, foram realizadas dez coletas no total, sendo três destinadas especificamente à avaliação do volume de ovos produzidos pelas matrizes em reprodução. Quanto a isso, os resultados demonstraram um volume de ovos aproximadamente duas vezes maior dos peixes suplementados, indicando um aumento significativo na performance reprodutiva.
Além disso, as coletas revelaram um incremento de 49,3% no volume médio de ovos por fêmea. “Esse resultado sugere uma melhora no processo de maturação ovariana e um maior estímulo ao amadurecimento dos ovos das matrizes tratadas”, diz Talita.
Os dados validam que a inclusão de Coforta A na dieta das matrizes (reprodutoras) aumenta de forma consistente a fertilidade e a produtividade do plantel, devido ao seu suporte metabólico.
Fonte: Thaís Campos



