No dia 19 de dezembro de 2025, a Apta Regional de Pindamonhangaba – Setor de Aquicultura promove o evento “O bê-á-bá da Aquicultura”, iniciativa voltada para aquicultores, estudantes, técnicos, profissionais da área e interessados em conhecer mais sobre práticas fundamentais da aquicultura. O encontro será realizado a partir das 8h, na sede da Apta Regional, na Av. Prof. Manoel César Ribeiro, 1920 – Pindamonhangaba/SP, e contará com palestras de pesquisadores renomados, além de visita técnica ao setor de aquicultura.
O evento proporcionará uma imersão prática e teórica sobre diferentes vertentes da aquicultura, abordando temas como tilapicultura, ranicultura, lambaricultura e criação de camarões de água doce. Além das palestras, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as instalações do setor e interagir com os especialistas.
No início do dia, o pesquisador científico da Apta Regional de Pindamonhangaba Sergio Henrique Schalch apresentará a palestra “Tilapicultura: manejos básicos”, abordando práticas essenciais para o cultivo da espécie.
Na sequência, às 8h50, o pesquisador científico do Instituto de Pesca (IP-Apta) Hélcio Luis de Almeida Marques, de Pirassununga, falará sobre “Criação de camarões de água doce”, trazendo técnicas e experiências aplicadas ao setor.
Às 9h20, será a vez da Camila Fernandes Corrêa, pesquisadora científica da Apta Regional de Pariquera-Açu, que discutirá “Lambaricultura em viveiros escavados”, tema de grande relevância para pequenos produtores.
Após um breve intervalo, às 9h50, o evento retoma às 10h com a palestra da Adriana Sacioto Marcantonio, da Apta Regional de Pindamonhangaba, que apresentará “Noções básicas de ranicultura”, explorando os fundamentos da criação de rãs.
Às 10h30, o agente de apoio à pesquisa científica e tecnológica da Apta Regional de Pindamonhangaba João Simões Paiva Neto conduzirá a apresentação sobre “Reversão sexual de tilápias”, técnica aplicada para melhorar a produtividade da espécie.
Após o intervalo para almoço, às 14h, os participantes terão uma visita guiada ao Setor de Aquicultura da Apta Regional de Pindamonhangaba, onde poderão interagir diretamente com os especialistas, tirar dúvidas e participar de um bate-papo até as 16h.
Fonte: Caíque Ribeiro de Sousa



