26.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria Gerali4sea, startup baiana especializada em inteligência climática

i4sea, startup baiana especializada em inteligência climática

Ao longo das últimas décadas, a análise climática passou a desempenhar um papel crucial no planejamento empresarial e no aperfeiçoamento de estratégias voltadas ao aumento de desempenho. A i4sea é uma startup de tecnologia brasileira especializada em inteligência climática e gestão de riscos, fundada em Salvador (BA), em 2015, pelos oceanógrafos Mateus Lima (Co-founder & CEO), Davi Mignac (Co-founder & CTO) e Bruno Balbi (Co-founder). O propósito central da empresa é apoiar a adaptação às mudanças do clima, transformando riscos reais em oportunidades para auxiliar na tomada de decisões estratégicas nos setores portuário e de energia renovável (eólica offshore).

Nosso trabalho é fazer com que pessoas e negócios estejam menos vulneráveis aos riscos climáticos. “Temos por objetivo estar na vanguarda da resiliência. O desafio do clima já é agora, não no futuro”, afirma Mateus Lima, CEO da i4sea.

Contribuindo efetivamente para a tomada de centenas de decisões, a empresa possui uma cartela de clientes de peso no Brasil, incluindo o Porto de Santos, Vale e a Capitania dos Portos de Salvador. Sua atuação internacional já se estende a países como Portugal e Chile, além de contar com parcerias estratégicas na Europa em projetos de energia eólica, como o realizado no Mar do Norte e no Báltico (com a Vattenfall).

i4cast®, tecnologia de ponta para decisões estratégicas

Baseada em modelagem numérica, oceanografia, meteorologia e machine learning para diagnosticar e fornecer previsões detalhadas, a i4sea desenvolveu a plataforma i4cast®, um sistema inteligente de gestão de risco climático que fornece previsões detalhadas e hiperlocais em escala de até 1 km de variáveis como ondas, ventos e correntes. As janelas operacionais das previsões acionáveis podem ir de algumas horas até 15 dias.

Além disso, a plataforma permite o acesso e a análise de dados históricos de mar e tempo de alta resolução para otimizar análises, processos e planejamento. Todos os dados ambientais e a tradução das previsões em ações podem ser integrados em qualquer plataforma por meio de uma API de dados de mar e tempo.

Aportes e planos futuros

Recentemente, a empresa garantiu um aporte de R$ 7,5 milhões. A rodada de investimento do tipo Seed, anunciada em abril de 2025, foi liderada pelo Fundo GovTech, gerido pela KPTL e Cedro Capital, e contou com a participação da Polaris Investimentos.

O aporte será usado para escalar a inteligência climática da empresa, fortalecer o desenvolvimento da plataforma i4cast® e impulsionar a internacionalização. Como parte da sua estratégia de expansão futura, a i4sea planeja intensificar sua atuação em outros mercados onde a tecnologia já possui aplicação validada, mas que ainda não são o foco principal de seus contratos atuais, sendo eles o Agronegócio e a Engenharia Civil e Costeira.

Fonte: Maria Heloísa Martinheira

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS