Mais de 1.200 mulheres que atuam em diversas frentes nas cooperativas se emocionaram na sexta edição do encontro que tratou, dentre vários temas, sobre saúde emocional.
Nos dias 2 e 3 de dezembro, o White Pavilion, em Itupeva (SP), sediou o 6º Enmcoop, o maior encontro nacional de mulheres cooperativistas do Brasil, que reuniu mais de 1.200 mulheres de todas as regiões do País e de outros países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile. Grupos formados por dezenas de mulheres de cada cooperativa, muitas delas uniformizadas, marcaram presença no evento, destacando o importante trabalho realizado por elas dentro das cooperativas. Além de palestras técnicas, o evento teve painéis temáticos, oficinas, uma área de exposição com produtos do agro e ambiente para networking e novos negócios.
Com o tema “A força das mulheres nas cooperativas: conectando realidades e potencializando resultados”, o evento combinou conteúdo técnico, gestão emocional, sucessão familiar, fé, espiritualidade, cultura e agro. Segundo os organizadores, o Enmcoop 2025 foi marcado por palestras que reforçaram o quanto cada mulher carregada de fé precisa cuidar de si mesma e mostrou que o campo cresce com protagonismo feminino, dedicação e vontade de crescer. A programação também contou com o inédito “O palco é seu”, em que mulheres se inscreveram para apresentar seus talentos.
A cerimônia de abertura teve discursos marcantes dos dirigentes Tirso Meirelles (presidente da FAESP e do Senar-SP) e Marco Vinholi (diretor técnico do Sebrae-SP), além da participação especial da executiva Luciana Martins, CEO do Grupo Conecta, que organiza o evento. Ela ressaltou a força da mulher no agro e a importância da união para gerar novos resultados. Todos reforçaram a importância da capacitação técnica e do apoio às mulheres cooperativistas para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento econômico e social no campo. O evento contou, ainda, com apoio da Comlink, Cooxupé,
Conteúdo diversificado: técnica, emoção e espiritualidade Durante os dois dias, o Enmcoop combinou painéis técnicos com debates sobre gestão, liderança, inovação, sucessão familiar e empreendedorismo no agro, com momentos voltados à saúde emocional, autoconhecimento e espiritualidade, reconhecendo que, para muitas mulheres do campo, equilíbrio emocional e fé caminham lado a lado com produtividade e gestão.
Além das discussões, o evento trouxe uma área de exposição com feira gastronômica, produtos e serviços voltados ao agronegócio, valorizando culturas regionais e promovendo networking, troca de experiências e visibilidade para empreendedoras rurais e cooperativas. Com mulheres de 25 estados brasileiros e países vizinhos da América do Sul, o Enmcoop 2025 reforçou a pluralidade do agro nacional. As participantes representaram diferentes culturas, realidades produtivas e trajetória, desde cooperativistas tradicionais até empreendedoras inovadoras, unidas pelo propósito de transformar o campo. Em mais uma edição, o encontro reafirmou que cooperativismo e redes de apoio são fundamentais para superar desafios históricos, como desigualdade de gênero, acesso a crédito, sucessão familiar e valorização da mulher no agro.
Fonte: www.comunicativas.com.br



