32.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCentro de Excelência e Inovação em Aquicultura da ADM completa 15 anos...

Centro de Excelência e Inovação em Aquicultura da ADM completa 15 anos com soluções que transformam a aquicultura no Brasil

A ADM, líder global em insumos, nutrição animal e humana, celebra os 15 anos de operação do Centro de Excelência e Inovação em Aquicultura, um dos maiores espaços dedicados à pesquisa e evolução da atividade aquícola na América Latina. Localizado em Aparecida do Taboado (MS), o centro atua como um hub de pesquisa, desenvolvimento e capacitação profissional, contribuindo para a geração de conhecimento, o desenvolvimento de novos produtos e ações de capacitação técnica de especialistas do setor.  

Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 30 testes de desempenho de soluções nutricionais em peixes e camarão, com mais de 40 produtos disponibilizados ao mercado brasileiro, como a Immunity+, a Nutripiscis Oxygen e a Camanutri On Flavor. “O setor aquícola tem apresentado um crescimento sólido e expressivo no Brasil. O espaço tem tido papel fundamental em apoiar a evolução sustentável da atividade, tendo em vista a contribuição para o desenvolvimento do setor como um todo. Desejamos gerar cada vez mais conhecimento e apoiar os produtores em sua jornada, identificando rapidamente suas necessidades, assim como as demandas do mercado”, explica Fabio Catunda, diretor de Criação, Design e Desenvolvimento da ADM para América Latina.

O CEA conta com tanques escavados, tanques-rede, laboratório para ensaios e uma equipe altamente especializada, com o objetivo de gerar conhecimento técnico, oferecendo também a possibilidade de testes para empresas do segmento e de conexão com centros localizados em outros países. Os estudos conduzidos no local, que tinham foco inicial em tilápia, passaram a abranger recentemente outras espécies de peixes e camarões. Além disso, o centro se destaca pelos esforços em pesquisa para redução do uso de antibióticos, reafirmando o compromisso da ADM com uma aquicultura mais sustentável, levando em consideração fatores como risco de doenças, impacto ambiental, demanda dos consumidores e robustez dos animais.

Um exemplo de solução já disponível no mercado que busca fortalecer o sistema imunológico e minimizar o uso de medicamentos é a Immunity +, conceito que abrange uma série de produtos aplicados para peixes e camarão. O desenvolvimento de rações completas para as fases iniciais teve início em 2021, com testes conduzidos no espaço e em clientes estratégicos para tilápia do Nilo, resultando no produto Nutripiscis Immunity+. O conceito foi posteriormente expandido para camarões nas fases iniciais, com validações em campo, resultando no portfólio de rações iniciais para camarão com 100% dos blends de aditivos IMMUNITY e no lançamento do produto Density Immunity+.

“Por meio do conhecimento gerado localmente, conseguimos criar soluções de alta performance para qualquer sistema de cultivo, reconhecidas a nível internacional. Fornecemos rações voltadas para peixes e camarões em diferentes estágios fisiológicos e sistemas de produção, o que contribui para gerar valor na cadeia por meio de inovação, aliando produção eficaz a saudabilidade e apoiando o desenvolvimento econômico da atividade”, ressalta Ricardo Garcia, gerente de Produtos de Aquicultura da ADM.

Conhecimento para os desafios tropicais

Segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a produção de tilápia no país cresceu 103% nos últimos dez anos, saltando de 285 mil para 579 mil toneladas. Pensando nas necessidades da piscicultura brasileira, que enfrenta desafios ambientais cada vez mais frequentes, a ADM lançou em maio de 2025 o Nutripiscis Oxygen, blend exclusivo de aditivos que oferece suporte nutricional em situações como estresse ambiental, oscilações de temperatura e baixos níveis de oxigênio na água.

A disponibilização do produto ao mercado foi resultado de um projeto global com mais de 18 meses de pesquisa e testes realizados nos Centros de Excelência Aquícola do Brasil e do Vietnã. “Esse lançamento reflete nosso compromisso em apoiar a evolução da atividade aquícola no país, por meio de nossa expertise global. Com essa solução nutricional ajudamos o produtor a manter a eficácia e assegurar o crescimento e bem-estar dos peixes, mesmo diante de condições ambientais adversas, que estão se tornando comuns”, destaca Garcia.

Em 2024, a ADM criou um projeto nacional voltado a camarão, desenvolvido com produtos exclusivos da companhia, aplicados em testes e validações de campo durante seis meses, que resultou no lançamento do Camanutri On flavor. A solução atende as necessidades nutricionais de camarões a partir de três gramas até o peso de mercado e contribui para redução de sabores desagradáveis, além de reduzir o tempo de produção.

“Esse é um exemplo de solução que nasceu por meio de estudos no Centro de Excelência e Inovação Aquícola e que ajuda os produtores a conquistar novos mercados, já que permite oferecer um camarão mais saboroso para os consumidores, mesmo em sistemas extensivos e semi-intensivos”, destaca Catunda. “Nosso objetivo com o CEA é ter a capacidade técnica de identificar as demandas dos produtores e traduzir isso em nosso portfólio. Ele nos permite realizar testes efetivos que contribuem significativamente para o desenvolvimento de produtos locais, pensados para a realidade e as necessidades da aquicultura brasileira.”

Fonte: Laura Moscatelli

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS