Contando com uma programação intensa com cinco modalidades esportivas, a 3ª Semana do Cavalo Maneca Costa segue até sábado (6/12), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e deve reunir 252 conjuntos. Provenientes de cinco estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os participantes concorrem nas provas de Doma de Ouro/Um Ano de Freio (158), Movimiento A La Rienda (42), Vaquero/Working Cow Horse (27), Inclusão de Ouro (13) e Rédeas (12).
Nesta segunda-feira (1/12) e terça (2/12), acontece a admissão dos animais. As provas têm início na manhã de quarta-feira (3/12) com a Doma de Ouro, e seguem simultaneamente nas arenas: Cavalo Crioulo e Vetnil. A edição deste ano traz novidades como a inserção da modalidade Inclusão de Ouro e a retomada da prova de Rédeas. Ao todo, serão distribuídos R$ 196 mil em premiações.
Conforme o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), André Luiz Narciso Rosa, será uma semana de destaque para a entidade, levando em conta que o momento também marca o início da posse da nova diretoria da ABCCC. “Esperamos um envolvimento massivo do público neste que é o último evento das provas esportivas de 2025″, destaca.
Para as modalidade de Doma de Ouro, os jurados são Filipe da Silva Lisboa e Santiago Duglio Schiavo; na Um Ano de Freio serão Felipe Caccia Maciel e Ricardo de Freitas Labrêa, com reserva de João Luís Arísio; na Vaquero/Working Cow Horse, Luciano Comiotto e Luís Rodolfo da Costa Machado, com reserva de Santiago Duglio Schiavo; na Movimiento a La Rienda, Bruno Rodrigues Melo e Golbery Accioli Vasconcellos, com reserva de Lair Christ e na Inclusão de Ouro, Filipe da Silva Lisboa e Santiago Duglio Schiavo. A supervisão técnica é de Daniel Rossato Costa e Manoel de Macedo Pons Neto. A narração está sob responsabilidade de Bruno Silveira e Carlos Jober.
Fonte: Jardine Comunicação



