A 3ª Semana do Cavalo levará a Esteio (RS) uma programação intensa com cinco modalidades esportivas que devem movimentar o Parque de Exposições Assis Brasil entre os dias 1º e 6 de dezembro. O evento, que acontece de forma simultânea nas Arenas do Cavalo Crioulo e Vetnil, será marcado pela inserção de uma etapa classificatória de Inclusão de Ouro, modalidade que incentiva a participação de pessoas com deficiência nas provas da raça Crioula. “Estamos terminando um ciclo com chave de ouro e com modalidades emocionantes. É uma festa familiar, esperamos um envolvimento expressivo da comunidade, como costumamos ver nas provas do Cavalo Crioulo. Com certeza, será uma semana muito importante”, destaca o vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas, André Luiz Narciso Rosa.
Outra novidade que será integrada à programação da Semana do Cavalo Crioulo é a retomada da prova de Rédeas. Com uma breve participação na primeira edição da Semana do Cavalo, em 2023, a modalidade retorna para a programação para avaliar critérios como suavidade, sutileza, rapidez e autoridade do conjunto no desempenho das manobras. “A inovação é colocá-la com outras provas, gerando uma integração muito interessante entre as modalidades. É um esporte de alcance mundial e altamente técnico, com poucos riscos para o cavaleiro, além de ser agradável para o público que assiste os competidores”, destaca a coordenadora da Subcomissão de Rédeas da entidade, Dinah Druck.
Ao todo, serão distribuídos R$ 196 mil em premiações nas provas que, além de Rédeas, incluem as de Movimiento A La Rienda, Doma de Ouro/Um Ano de Freio e Vaquero/Working Cow Horse ao longo de seis dias de programação.
A Semana do Cavalo leva o nome de Maneca Costa em homenagem a João Manoel Cordeiro Costa, pioneiro no manejo genético da Cabanha Santa Angélica, de Pedras Altas (RS). O criador foi presidente da ABCCC entre os anos de 1989 e 1991, sendo conhecido por agregar tecnologia e informação e tornando-se peça chave na modernização e no crescimento da entidade.
Na modalidade de Doma de Ouro, os jurados serão Filipe da Silva Lisboa e Santiago Duglio Schiavo; na Um Ano de Freio serão Felipe Caccia Maciel e Ricardo de Freitas Labrêa, com reserva de João Luís Arísio; na Vaquero/Working Cow Horse serão Luciano Comiotto e Luís Rodolfo da Costa Machado, com reserva de Santiago Duglio Schiavo; na Movimiento a La Rienda serão Bruno Rodrigues Melo e Golbery Accioli Vasconcellos, com reserva de Lair Christ e na Inclusão de Ouro serão Filipe da Silva Lisboa e Santiago Duglio Schiavo. A supervisão técnica ficará a cargo de Daniel Rossato Costa e Manoel de Macedo Pons Neto. A narração ficará sob responsabilidade de Bruno Silveira e Carlos Jober.
Fonte: Jardine Comunicação



