33.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralImpulsionada pelo AptaHub, startup parceira da Apta Regional é premiada com projeto...

Impulsionada pelo AptaHub, startup parceira da Apta Regional é premiada com projeto que treina abelhas para polinizar café

A startup Pollintech, especializada em soluções tecnológicas para polinização, foi uma das vencedoras do Prêmio InovaClima Brasil 2025, na categoria Agricultura Sustentável, com um projeto inovador que utiliza o treinamento de abelhas para aumentar a produtividade e a qualidade do café. A iniciativa integra o AptaHub, ecossistema de inovação da Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e conta com parceria da Apta Regional.

Originado a partir do Programa Fapesp de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE/Fapesp), o projeto contou com o apoio e a expertise do AptaHub para desenvolver uma solução biotecnológica que imita a fragrância da flor do café, permitindo que as abelhas sejam treinadas em laboratório para reconhecer e localizar mais facilmente essa cultura no campo. O processo resulta em maior taxa de polinização, aumento da produtividade das lavouras e melhoria da qualidade dos grãos.

Segundo a pesquisadora da Apta Regional de Piracicaba Maria Zucchi, associada ao projeto, a iniciativa começou com o PIPE Fase 1 que testou em laboratório uma mistura de odores semelhante ao das flores naturais do café. “As abelhas aprenderam a associar esse odor ao alimento dentro da colônia”, explica. “Agora, na Fase 2, testamos a tecnologia em campo e tivemos resultados excepcionais: aumento de 177% na visitação das abelhas e de até 65% na frutificação, em comparação com áreas sem abelhas treinadas”, complementa Marcela Barbosa, que integra o projeto pela Pollintech, ao lado de João Marcelo Robazzi Aguiar.

De acordo com os especialistas, o reconhecimento pelo Prêmio InovaClima Brasil celebra o sucesso de três anos de pesquisa e desenvolvimento. “Estamos muito felizes com os resultados. Além dos ganhos na produtividade do café, conquistamos avanços científicos e novas oportunidades de negócio. É uma grande satisfação ver a Pollintech sendo reconhecida nacionalmente por uma solução que alia inovação e sustentabilidade”, afirma Robazzi.

A Pollintech também marcou presença na COP 30, em Belém (PA), incluindo apresentação no estande da delegação do Governo do Amapá para os participantes interessados em conhecer como o treinamento de abelhas pode contribuir para a produção sustentável de alimentos no Brasil.

De acordo com Zucchi, o projeto busca mitigar os efeitos das mudanças climáticas sobre a produção de café, afetada por secas e instabilidade climática, que reduzem a produtividade e elevam os preços no mercado. “Nosso trabalho mostra que é possível utilizar a biotecnologia e o comportamento das abelhas como aliadas na adaptação da agricultura a um novo cenário climático”, destaca.

Fonte: Caíque Ribeiro de Sousa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS