A BASF escolhe a Bolsa de Frankfurt como local de listagem para seu negócio de Soluções para a Agricultura. A oferta pública inicial (IPO) planejada de Soluções para Agricultura como uma empresa europeia (Societas Europaea, SE) representa um marco significativo na estratégia “Winning Ways” da BASF. Isso estabelecerá o negócio independente como uma empresa agrícola pura, com alcance global, perspectivas robustas de crescimento e forte geração de fluxo de caixa. A BASF continuará sendo a acionista majoritária e seguirá se beneficiando do crescimento e sucesso da empresa, enquanto implementa práticas de governança corporativa usuais de mercado.
O Presidente do Conselho de Administração da BASF SE, Dr. Markus Kamieth, afirma: “A listagem planejada do nosso negócio de Soluções para Agricultura marcará o próximo passo decisivo para desbloquear valor adicional para os nossos acionistas. Hoje, temos a satisfação de apresentar o seu Conselho de Administração, que combina ampla experiência na indústria com o conhecimento necessário do mercado de capitais. Esperamos suas contribuições para impulsionar a transformação do negócio de Soluções para Agricultura em uma empresa independente, que promoverá um futuro sustentável para a agricultura por meio de inovação acelerada e maior foco no cliente.”
A partir de 1º de maio de 2026, um novo Conselho de Administração conduzirá o negócio de Soluções para Agricultura em sua transição para uma empresa independente e listada em bolsa. O Conselho de Administração será composto por quatro membros:
- Dr. Livio Tedeschi (54), Presidente da BASF Soluções para Agricultura assumirá a responsabilidade geral como Chefe do Conselho de Administração. Ele também se tornará membro do Conselho de Diretores Executivos da BASF SE com responsabilidade pelo segmento de Soluções para Agricultura a partir de 1º de maio de 2026, conforme anunciado anteriormente.
- Sascha Bibert (50) se juntará à BASF Soluções para Agricultura vindo da Vallourec SA e, como membro do Conselho de Administração, será responsável pela área de Finanças.
- Maximilian Becker (39), Vice-Presidente Sênior de Vegetable Seeds da BASF Soluções para Agricultura, será, como Membro do Conselho de Administração, responsável pelos Negócios.
- Dra. Melanie Bausen-Wiens (50), Vice-Presidente Sênior de Assuntos Regulatórios, Stewardship e Public Affairs da BASF Soluções para Agricultura, será, como Membro do Conselho de Administração, responsável pela área de Tecnologia.
Há mais de um século, o negócio de Soluções para Agricultura tem apoiado agricultores e melhoristas genéticos com inovações que os ajudam a desenvolver todo o potencial de suas lavouras. À medida que avançamos como uma empresa totalmente integrada, com forças comprovadas em proteção de cultivos, sementes e biotecnologia, agricultura digital e sustentabilidade, estamos em uma posição única para atender às necessidades em evolução dos clientes, enquanto continuamos a impulsionar a agricultura e criar sistemas alimentares sustentáveis e resilientes para as gerações futuras”, diz Tedeschi, futuro membro do Conselho de Administração da BASF SE e Chefe do Conselho de Administração de Soluções para Agricultura. “Junto com o novo Conselho de Administração e nossas equipes em todo o mundo, transformaremos nossa estratégia e visão em realidade – abrindo um novo capítulo para nosso negócio ao se tornar uma empresa de capital aberto.”
O negócio de Soluções para Agricultura está sendo separado da BASF em entidades legais próprias e introduzindo um sistema de gestão ERP dedicado e específico para o setor. Essa transição já foi concluída com sucesso na América do Norte. Para as demais regiões, deverá será finalizada até o início de 2027.
A equipe de Soluções para Agricultura continuará oferecendo inovações orientadas pelo mercado aos agricultores em cultivos importantes globalmente e manterá seu alto investimento em pesquisa e desenvolvimento. A estratégia do negócio também se concentra em evoluir para se tornar um dos três principais players no mercado de sementes e biotecnologia, escalar modelos de negócios digitais e sustentáveis e manter uma posição de liderança em proteção de cultivos, combinando os elementos do portfólio para atender às necessidades dos agricultores de forma holística.
Fonte: Ligia Cerdeira <ligia.cerdeira



