Recentemente, o Projeto Valoriza Pesca, do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou o e-book “Entre marés: retratos da pesca artesanal na Baixada Santista”, publicação que reúne dados socioeconômicos inéditos sobre a atividade pesqueira artesanal na região.
O livro destaca que a pesca artesanal é alimento, cultura e identidade, sendo fonte de subsistência para muitas famílias que dependem do mar e dos rios na Baixada Santista. A publicação traz um retrato atualizado dessa realidade, mostrando, ao mesmo tempo, como enfrenta dificuldades crescentes.
Além disso, o material chama atenção para os desafios enfrentados pelos pescadores e pescadoras, como a falta de infraestrutura adequada, a pressão exercida por grandes empreendimentos costeiros e a redução da qualidade ambiental, fatores que ameaçam a continuidade dessa tradição centenária.
A publicação “Entre marés” foi estruturada para dialogar tanto com pesquisadores e gestores públicos, quanto com jornalistas e a sociedade em geral. Cada capítulo é um convite à reflexão sobre a necessidade de fortalecer a pesca artesanal, reconhecendo seu papel essencial na preservação das comunidades, dos territórios e do futuro do mar.
De acordo com Ingrid Cabral Machado, uma das autoras do livro e pesquisadora do IP, “levantamentos socioeconômicos detalhados sobre a pesca artesanal são mais frequentes em áreas menos urbanizadas, o que tende a invisibilizar a atividade em regiões como a Baixada Santista. Essa é uma lacuna que o “Entre Marés” vem suprir, buscando valorização e reconhecimento para a atividade na região. O livro é um convite para conhecer, amar e defender a pesca artesanal que acontece secularmente no território onde foi instalado o maior porto da América Latina.”
Fonte: Guilherme Araujo dos Santos



