Novidade ganha força após estudo feito na UFERSA, em Mossoró (RN), que comprova a eficácia; Tilápias alimentadas com rações suplementadas com o produto apresentaram ganhos de peso, melhor conversão alimentar e maior resistência ao estresse oxidativo.
Um dos setores que mais cresce na produção de alimentos no mundo, a aquicultura, acaba de ganhar um importante aliado no Brasil: o Easy Aqua. O aditivo nutricional, desenvolvido pela Quimtia Brasil, indústria especializada na produção de insumos para nutrição animal, promete impulsionar o desempenho e a saúde de espécies de peixes, como a tilápias-do-Nilo, uma das mais cultivadas no país.
De acordo com a nutricionista animal e pesquisa e desenvolvimento da companhia responsável pelo lançamento, Juliana Forgiarini, em um cenário onde a demanda por alimentos de origem aquática aumenta dia após dia e de forma cada vez mais acelerada, lançamentos direcionados para o mercado de aquicultura acabam tendo um papel estratégico para o fortalecimento e a modernização do setor. “A introdução de novas soluções que mesclam ciência e tecnologia, é essencial para enfrentar os desafios da produção intensiva”, afirma.
Não é de hoje que a aquicultura brasileira tem mostrado crescimento contínuo, especialmente no Paraná, que se consolida como o maior produtor de tilápias do país. Segundo dados da Peixe BR 2025, o estado lidera – e com folga – a produção nacional de peixes de cultivo, seguido por São Paulo e Minas Gerais.
No entanto, para Juliana, apesar do avanço, o setor ainda tem enfrentado desafios significativos. Segundo ela, dentre os principais obstáculos estão o controle de doenças e patógenos, a qualidade da água, a necessidade de intensificar a produção de forma sustentável, bem como reduzir estresse oxidativo nos animais, fatores que afetam diretamente a performance e a qualidade do pescado.
“É justamente nesse ponto que o Easy Aqua se destaca, pois esse produto é um blend cuidadosamente formulado com compostos bioativos como ácidos orgânicos (propionato de cálcio, ácido cítrico e formiato de cálcio), óleos essenciais (timol e carvacrol), além de polifenóis e silimarina — reconhecidos por seus efeitos benéficos sobre a saúde intestinal, imunidade e desempenho produtivo dos peixes.”, explica a especialista.
Estudos conduzidos pelo setor de Aquicultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró (RN), comprovam a eficácia do Easy Aqua. Durante 120 dias, tilápias alimentadas com rações suplementadas com o produto apresentaram ganhos significativos de peso, melhor conversão alimentar e maior resistência ao estresse oxidativo. Os melhores resultados foram observados com dosagens entre 1500 e 2000 g por tonelada de ração, faixa recomendada para maximizar os benefícios sem comprometer a estabilidade metabólica dos animais.
“Além do desempenho produtivo, os peixes suplementados demonstraram melhorias expressivas na saúde hepática e intestinal. Análises histológicas também revelaram aumento da altura e espessura dos vilos intestinais, maior número de células caliciformes e menor presença de lesões. No fígado, houve redução da esteatose e redução de inflamações, especialmente nas doses mais elevadas”, pontua a nutricionista animal.
Outro destaque foi o fortalecimento do sistema antioxidante dos peixes. Os biomarcadores analisados mostraram redução significativa da peroxidação lipídica (TBARS) e aumento da atividade de enzimas antioxidantes como catalase (CAT), superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GPx), além de elevação dos níveis de glutationa reduzida (GSH) e da atividade da glutationa S-transferase (GST).
“A novidade pode ser vista como um grande diferencial para o mercado de criação de peixes, principalmente para quem tem como objetivo principal elevar a produtividade de forma sustentável, escalonada e tecnicamente segura”, conclui Juliana Forgiarini.
Fonte: Quimtia Brasil



