31.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAcervo colaborativo inédito é lançado no Dia da Pecuária

Acervo colaborativo inédito é lançado no Dia da Pecuária

A pecuária é um setor de grandes números. São 238 milhões de cabeças segundo o IBGE de 2023 e o Brasil lidera as exportações, respondendo por 30% do comércio global de carne bovina. Além dos números, ela também é um setor de grandes histórias que resultam, dia após dia, no avanço da economia e da sustentabilidade brasileira.

Nas milhares de propriedades distribuídas pelo Brasil, pecuaristas constroem, no dia a dia, a história da sociedade brasileira, principalmente, cumprindo o legado deixado por suas famílias. Neste 14 de outubro, Dia da Pecuária, o movimento Pecuária Tropical pelo Clima lançou um ambiente digital que irá concentrar todas essas histórias de forma colaborativa, algo inédito no segmento. O Acervo Digital da Pecuária poderá ser acessado pelo celular no endereço eletrônico https://www.pecuariapeloclima.org/acervodigitaldapecuaria. Inicialmente, estará disponível apenas na versão mobile.

De fácil acesso, além dos conteúdos e vídeos gerados pelo movimento Pecuária Tropical pelo Clima, os produtores podem incluir informações, fotos, histórias, vídeos, enfim, tudo o que possa enriquecer o conteúdo de apresentação da pecuária praticada atualmente no Brasil. Ele está dividido em “tempo do saber” e “tempo de dados”.

“Sentimos a necessidade de apresentar o legado da pecuária, por meio das histórias das pessoas e investimos nesse ambiente digital colaborativo. Acreditamos que será uma ferramenta de valor dentro dos modelos atuais de comunicação”, explica a pecuarista Ida Beatriz de Arruda Machado, integrante do grupo gestor da Pecuária Tropical pelo Clima.

Além disso, haverá um espaço especial para dados, contribuindo para o conhecimento e construção econômica das informações sobre o segmento. Apesar da construção colaborativa, para o conteúdo ser aceito, ele passará por uma curadoria interna, garantindo sua fidedignidade e a qualidade das informações. “Esperamos que o acervo inspire histórias e também traga informações relevantes e de fácil acesso sobre a pecuária. Estamos dando o ponta-pé inicial, quem vai fazer acontecer será o Pecuarista”, completa Cacau Guarnieri, integrante do movimento e um dos idealizadores do acervo.

O Acervo Digital da Pecuária é mais uma entrega  do movimento Pecuária Tropical pelo Clima e conta com o apoio da recém-criada UNAPEC (União Nacional da Pecuária), uma das curadoras do acervo. O ambiente foi oferecido ao setor por meio da entrega oficial, no dia 14 de outubro, na Confederação Nacional de Agricultura (CNA) em reunião com o 1º vice-presidente de Secretaria da CNA, Marcelo Bertoni e o diretor técnico Bruno Lucchi. Na ocasião a CNA foi convidada a ser Patrona do Acervo.

A Pecuária Tropical pelo Clima

A Pecuária Tropical pelo Clima nasceu, inicialmente, como uma mobilização de pecuaristas dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, que decidiram se unir em defesa do clima e do futuro da pecuária brasileira. Inspirados pela força do campo e pelo legado de suas famílias, eles não apenas destacam suas conquistas, mas também reconhecem e assumem os desafios de produzir com responsabilidade, em meio às pressões climáticas, econômicas e de mercado.

Mais do que representar o setor, a iniciativa valoriza o pecuarista como protagonista: alguém que conhece de perto as dificuldades do dia a dia, mas que também está disposto a aprender, inovar e buscar soluções coletivas. A proposta é construir uma pecuária sustentável em grande escala, aproximando o campo da pauta climática de forma genuína, sem perder a identidade, os valores e a cultura do pecuarista brasileiro. Em um movimento colaborativo já entregaram uma Carta Aberta e uma Chamada à Ação, como primeiras ações para diálogo entre pecuaristas, sociedade e mercado.

Ao assumir seus desafios e propor compromissos concretos, a Pecuária Tropical pelo Clima mostra que a pecuária é parte da solução para os grandes desafios climáticos da atualidade e assume as rédeas de sua própria narrativa e visão de futuro. 

Fonte: Fernanda Barros 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS