32.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralFidelização se consolida como estratégia para retenção e aumento de vendas

Fidelização se consolida como estratégia para retenção e aumento de vendas

A fidelização de clientes tem ganhado protagonismo nas estratégias das empresas brasileiras. Programas de recompensas, atendimento personalizado e inovações tecnológicas vêm se consolidando como ferramentas essenciais para aumentar a retenção, fortalecer o relacionamento com os consumidores e impulsionar os negócios.

De acordo com a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), o setor encerrou 2024 com faturamento de R$21,9 bilhões, o maior já registrado, representando crescimento de 17,6% em relação a 2023. O volume de pontos e milhas emitidos chegou a 920,6 bilhões, avanço de 16,5%, enquanto os resgates alcançaram 803,5 bilhões, crescimento de 18,3% no período.

Fidelização vai além das passagens aéreas

Embora as viagens sigam sendo um dos principais motores do setor, com 15 milhões de passagens emitidas em 2024 por meio de programas de fidelidade e 76,5% dos resgates destinados a bilhetes aéreos, o mercado tem se diversificado e conquistado outros segmentos.

No agronegócio, por exemplo, a Orbia, maior plataforma digital integrada do setor, é um dos exemplos de como a fidelização vem ganhando força fora do mercado tradicional. A empresa reúne parceiros como Bayer (com o programa Impulso), Yara Fertilizantes, Ignitia, Solis Connect, Solcera KGF, Agrigolden, Garantia Agro, 3F Agro Vantagens, Fertisolo Agro +, e até mesmo a Movida, do setor de mobilidade, e a Decolar, de viagens. 

Na prática, produtores cadastrados podem acumular pontos ao registrar notas fiscais ou ao realizar compras na plataforma e dos parceiros. Os pontos se transformam em benefícios que vão de eletrônicos e equipamentos agrícolas até viagens ou itens para a casa.

“Fidelizar os produtores rurais é fundamental para fortalecer as bases do agronegócio no Brasil. Na Orbia, acreditamos que oferecer vantagens reais e tangíveis para os produtores é a chave para criar uma relação duradoura e benéfica para ambos os lados. Com nosso programa de fidelidade, transformamos cada compra em uma oportunidade de crescimento, permitindo que os produtores invistam ainda mais em suas operações. Isso não apenas traz benefícios diretos, como também está revolucionando o setor ao introduzir uma nova dinâmica de valorização e recompensas”, afirma Ivan Moreno, CEO da Orbia.

Diversificação dos resgates

Além das passagens aéreas, produtos e serviços de diferentes categorias têm ganhado espaço nos resgates de pontos e milhas. Smartphones, eletrodomésticos e itens para a casa estão na lista de desejos dos clientes.

No campo, produtores rurais já utilizam programas de fidelização para adquirir bens dos mais diferentes valores. É o caso de Cicero Rogério Kuntz, de 59 anos, produtor com propriedades de mais de 12 mil hectares no Paraná e em Santa Catarina.

Cliente da Orbia há cerca de oito anos, Kuntz já utilizou pontos para resgatar eletrônicos, equipamentos para as fazendas e até mesmo viagens internacionais. “É importante porque transforma os investimentos do produtor em benefícios concretos, como equipamentos, serviços ou até itens para a casa, ajudando a reduzir custos e melhorar a infraestrutura da atividade rural. Vejo de forma muito positiva, pois o investimento retorna em forma de produtos e serviços que agregam valor e trazem benefícios extras ao negócio. Sem dúvida, o programa facilita a rotina no campo e também traz ganhos para a família”, afirma Kuntz.

Segundo o CEO da Orbia, o programa de fidelidade funciona como uma forma de incentivo ao produtor rural, que acredita na força do agro e produz alimentos com muita garra e determinação. “Nosso papel é valorizar esse esforço, transformando cada investimento feito na lavoura em benefícios reais que contribuem para o crescimento das famílias e do setor como um todo”, conclui Moreno.

Fonte: Kelly Moraes

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS