A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), realiza em outubro e novembro três importantes missões empresariais para apoiar a internacionalização da indústria brasileira e ampliar a presença de empresas nacionais em mercados estratégicos.
De 4 a 8 de outubro, empresários do setor de alimentos e bebidas participarão da Missão Empresarial à Feira Anuga 2025, em Colônia, na Alemanha. A iniciativa, conduzida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), inclui visitas guiadas à feira, rodadas de negócios, networking com parceiros internacionais e exposição de produtos no espaço Brazil Trade Lounge, promovido pela ApexBrasil.
Na sequência, entre os dias 8 e 12 de outubro, também na Alemanha, a FIERGS organiza a Missão Empresarial à Feira K 2025, em Düsseldorf, destinada a empresas dos setores de plásticos e borrachas. A programação contempla circuitos técnicos guiados, visitas a empresas locais, além da criação de um ambiente de networking para ampliar oportunidades de negócios e fortalecer a presença das indústrias brasileiras no mercado europeu.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, que irá liderar a missão à Feira K, destaca que as visitas internacionais integram a estratégia da entidade de ampliar a presença da indústria nacional no cenário global.
“O propósito dessas missões é criar condições para que as empresas brasileiras atuem de forma cada vez mais ativa e competitiva nos principais mercados do mundo. Trata-se de uma agenda estruturada da CNI para apoiar a internacionalização da indústria, inserindo-a em cadeias globais de valor, estimulando parcerias tecnológicas e atraindo investimentos e inovação. Nosso papel é abrir caminhos, reduzir barreiras e conectar o setor produtivo brasileiro às tendências globais, fortalecendo a competitividade do país e gerando novas oportunidades para empresas e trabalhadores”, afirma Alban.
Já na China, a Missão Empresarial à Feira CIIE 2025, considerada a maior feira de importação do país asiático e realizada em Xangai, oferecerá aos empresários brasileiros a oportunidade de mergulhar no mercado chinês. Coordenada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e apoiada por outras 12 federações estaduais, a iniciativa tem como propósito aproximar o setor produtivo brasileiro do maior parceiro comercial do Brasil, facilitando a identificação de potenciais parceiros, a prospecção de novos negócios e a ampliação da presença dos produtos nacionais no mercado chinês.
Para a coordenadora de competitividade da Apex, Rita Albuquerque, a intenção é de os participantes saiam das missões com um plano de expansão internacional “pronto para ser colocado em prática, com base em análises de mercado, posicionamento e estratégias logísticas e financeiras”.
Fonte: Jornallismo – CNI