36.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCapacitação em irrigação conta com apoio da Embrapa

Capacitação em irrigação conta com apoio da Embrapa

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Estadual de Irrigação (MS Irriga), está para iniciar uma iniciativa robusta de capacitação de técnicos, contando com o conhecimento científico especializado da Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados/MS. A qualificação vai contribuir com o aperfeiçoamento das competências técnicas dos profissionais da iniciativa pública e privada, permitindo que eles prestem um melhor suporte técnico aos produtores,auxiliando na escolha, implantação, manejo e resolução de problemas nas áreas irrigadas.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Danilton Luiz Flumignan explica que a participação da Embrapa não se restringe à instrução, mas estende-se à rópria idealização do plano de capacitação. Segundo ele, a Embrapa contribuiu com sugestões de conteúdo e proposta da estrutura do treinamento, garantindo sua relevância técnica, visando promover a eficiência e a sustentabilidade da agricultura irrigada no Estado.

“Ao longo da elaboração da capacitação, nosso objetivo foi proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para o dimensionamento, instalação,operação, manutenção e otimização dos sistemas de irrigação, contribuindo para elevar o nível da agricultura irrigada em Mato Grosso do Sul”, enfatiza o pesquisador.

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, destaca a importância dessa capacitação em irrigação. Ele ressalta que o treinamento é um passo fundamental para transformar o Estado em uma referência no uso eficiente da água e manter a vanguarda do crescimento sustentável.

Harley parabeniza a dedicação de sua equipe tanto nos trabalhos relativos ao tema,quanto nas discussões que participaram junto às diferentes instâncias do Estado e a iniciativa da capacitação. "Participar deste momento nos dá uma grande satisfação e podemos contribuir para que os recursos hídricos sejam usados de forma inteligente, contribuindo tanto para o aumento da produção, quanto com a segurança alimentar", disse ele.

Capacitação em recursos hídricos
O programa de capacitação está estruturado em três módulos, contendo Temas Gerais e Específicos, sendo módulo 1: Fruticultura e Hortaliças; módulo 2: Pecuária(Pastagem) e módulo 3: Grandes Culturas (Soja e Milho). A meta é capacitar 200 profissionais em até 36 meses, com foco nos sistemas de irrigação compatíveis com as principais cadeias produtivas do Estado.A contribuição da Embrapa Agropecuária Oeste também é evidenciada pela participação de seus pesquisadores em diversas etapas do treinamento:

  • Danilton Luiz Flumignan ministrará a Aula 2, dos Temas Gerais, nos três módulos, intitulada “A água no sistema solo-planta-atmosfera", e também coordena a aula prática, do Módulo 3, prevista para ser realizada na Embrapa Agropecuária Oeste.
  • No Módulo 2, o pesquisador Luis Armando Zago Machado ministrará a Aula 3, focada em "Boas práticas na pecuária irrigada".
  • No Módulo 3, os pesquisadores Júlio Cesar Salton e Rodrigo Arroyo Garcia serão responsáveis pela  Aula 3, sobre "Boas práticas em agricultura irrigada".
  • Rodrigo Arroyo Garcia e Gessi Ceccon também serão instrutores na aula prática do Módulo 3, que vai abordar os sistemas de produção de soja e milho safrinha irrigados e também deve acontecer na Embrapa Agropecuária Oeste.
  • Cornélio Alberto Zolin, pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, localizada
    em Sinop/MT, ministrará a Aula 1, dos Temas Gerais, nos três módulos,intitulada “Recursos hídricos e a irrigação”.A capacitação tem foco prioritário na região do Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul de Mato Grosso do Sul, composto pelos seguintes municípios:Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina,Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia, Taquarussu, Vicentina e Ribas do Rio Pardo.

Saiba Mais

O gestor do Programa MS Irriga, Sandro Cardoso, explica que o MS Irriga é um iniciativa do Governo do Estado, lançado em 2024, para impulsionar a agricultura irrigada no Mato Grosso do Sul e acrescenta “pretendemos ampliar a área de irrigação em 40% até 2030, criando pólos de agricultura irrigada, reservatórios e promovendo o uso de tecnologia”.A capacitação de técnicos em irrigação é um dos pilares do Programa MS Irriga e é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação(Semadesc).

O MS Irriga é realizado em parceria com as seguintes instituições: Semadesc,Embrapa Agropecuária Oeste, Secretaria de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Seaf), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grossodo Sul (Senar/MS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação dos Produtores de Arroz e Irrigantes de Mato Grosso do Sul (APAI), Associação de Irrigantes do Estado de Mato Grosso do Sul (AIEMS), Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá (Cocamar) e Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul).

Fonte: Christiane Rodrigues Congro Comas 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS