21.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralDesafio para o agricultor de Goiás, plantas daninhas resistentes contam com solução...

Desafio para o agricultor de Goiás, plantas daninhas resistentes contam com solução eficiente da Sumitomo Chemical

Goiás é o terceiro maior estado produtor de soja do Brasil, com quase 19 milhões de toneladas do grão produzidos na safra 2024/2025. Apesar do alto desempenho, os produtores do estado são severamente impactados pelas plantas daninhas, principalmente buva (Conyza spp.), capim-amargoso (Digitaria spp.), corda-de-viola (Ipomoea spp.), caruru (Amaranthus spp.) e picão-preto (Bidens pilosa). Em condições extremas, estudos apontam que as pragas podem reduzir produtividade de soja em até 60%, comprometendo o desempenho no campo e a rentabilidade do produtor goiano.

Para reverter esse cenário, a Sumitomo Chemical, uma das principais companhias de pesquisa e desenvolvimento para o campo, lança um novo produto. Visando focar nas plantas daninhas resistentes e de difícil controle, foi lançado em 2025 o ZethaMaxx® Evo, herbicida com formulação exclusiva, pré-emergente e seletivo de amplo espectro.

O gerente de Produto Herbicida da Sumitomo Chemical, Luciano Teixeira, destaca que as condições climáticas favoráveis têm impulsionado a produtividade da soja em regiões como Goiás, alcançando médias acima de 4 mil quilos por hectare. No entanto, ele ressalta que o manejo preventivo de plantas daninhas é fundamental para que os agricultores possam não apenas superar esses resultados, mas também proteger sua produtividade contra os impactos da matocompetição. “Os produtores enfrentam um cenário cada vez mais desafiador, no qual muitas espécies já desenvolveram resistência às soluções tradicionalmente utilizadas, reduzindo de forma significativa a eficácia do manejo. Foi para responder a essa necessidade que a Sumitomo Chemical desenvolveu o ZethaMaxx® Evo, um herbicida inovador, eficiente e de amplo espectro de controle, especialmente desenhado para uso em pré-emergência da cultura da soja”, afirma.

ZethaMaxx® Evo

O herbicida premium ZethaMaxx® Evo é a terceira geração da molécula Flumioxazina, desenvolvida pela Sumitomo Chemical, agora combinada a outros ativos em uma formulação inédita e única com três mecanismos de ação distintos: inibição da acetolactato sintase (ALS), ação sobre a PROTOX (PPO) e interferência na divisão celular (VLCFA).

O resultado é um herbicida altamente eficaz e seletivo, com maior efeito residual de controle e amplo espectro de ação, incluindo espécies de difícil manejo como capim-pé-de-galinha, capim-amargoso, vassourinha-de-botão, buva, caruru, trapoeraba, entre outras. Especialmente desenhado para o uso em pré-emergência da cultura da soja, ZethaMaxx® Evo oferece ao agricultor uma ferramenta robusta e confiável para conferir produtividade e rentabilidade.

Com ação de controle residual prolongada, o ZethaMaxx® Evo reduz significativamente a matocompetição nas fases iniciais da lavoura, favorecendo um melhor arranque da cultura e protegendo o potencial produtivo. Tem ainda ação de controle em folhas largas e gramíneas, incluindo espécies comuns no Cerrado.

Essa nova solução reafirma o compromisso da empresa com a inovação sustentável no campo, oferecendo uma ferramenta robusta para o manejo de resistência e para o uso racional de herbicidas.

Fonte: Luis Fernando Duarte | Pg1

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS