Para facilitar o acesso dos produtores rurais aos serviços previdenciários, a Emater Goiás assinou, nesta quarta-feira (24), na sede administrativa da instituição, um termo de cooperação com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A parceria amplia a inclusão de agricultores no sistema, garantindo orientação gratuita e qualificada dos técnicos da Emater em todo o estado.
Durante a assinatura do termo de cooperação, o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, destacou que o acordo representa a união de esforços para fortalecer os serviços voltados ao cidadão do meio rural.“O termo oficializa um trabalho que já vinha sendo realizado pelos nossos extensionistas, que consiste em apoiar as famílias rurais no acesso aos serviços previdenciários, evitando que produtores percam benefícios ou tenham que arcar com custos elevados ao contratar intermediários.”
Para ele, a parceria marca um avanço significativo.“Agora, um processo que já fazia parte da vida dos produtores se tornou mais acessível. Mais pessoas terão acesso aos benefícios, acompanhadas por técnicos capacitados e com a orientação da equipe do seguro social.”
Gilberto Waller Junior, presidente do INSS, destacou os avanços trazidos pela parceria.“Uma das principais barreiras para o acesso ao benefício é a falta de conhecimento sobre o processo, como a documentação necessária ou os requisitos para participar. A parceria com a Emater Goiás é um grande passo para superar esse desafio, oferecendo educação previdenciária e acompanhamento que realmente valoriza o produtor.”
Além da aposentadoria rural, o INSS oferece diversos outros benefícios aos trabalhadores do campo, como o Auxílio Doença e o Salário Maternidade. Após recentes mudanças estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal, o acesso ao Salário Maternidade foi ampliado, inclusive de forma retroativa, ampliando os direitos das famílias rurais.
O encontro contou ainda com a presença da chefe de gabinete do INSS Débora Queiroz, da superintendente regional Katianne Alves e do gerente executivo Gescélio Soares, além do corpo diretivo e gerentes da Emater Goiás.
Fonte: Emater Goiás