O I Seminário Paulista sobre Javali, evento promovido pela Defesa Agropecuária, Apta Regional e Câmaras Setoriais e Temáticas da Agricultura, instituições da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, será realizado no dia 8 de outubro de 2025, reunindo especialistas para discutir a temática do assunto e apresentar ao setor produtivo o Decreto 69.645/2025 que regulamenta a Lei nº 17.295/2020 que institui as diretrizes de manejo e controle do animal. O encontro ocorrerá a partir das 8 horas, no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura, na Praça Ramos de Azevedo, 254, 1º andar, República, São Paulo-SP.
O evento, que recebe o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e parceiros da iniciativa público e privada, é uma oportunidade para troca de conhecimentos e fortalecimento das ações de controle do javali no Estado de São Paulo.
Em sua programação, o Seminário apresenta palestras como “Origens, Ecologia e Manejo de Javalis” com Felipe Pedrosa (Mão na Mata), “Controle de javali pelo mundo” com Paulo Bezerra da Silva Neto (Núcleo de Pesquisa e Conservação da Fauna) e “Importância Sanitária do Javali na Perspectiva da Defesa Sanitária Animal e Uma Só Saúde” com Virgínia Santiago Silva (Embrapa Suínos e Aves). Também serão abordadas questões relativas ao monitoramento sanitário do javali no Estado de São Paulo com Artur Luiz de Almeida Felício (Defesa Agropecuária) e o decreto estadual nº 69.645/2025, com participação do Secretário Executivo, Alberto Amorim. Ao final das palestras, haverá uma mesa redonda às 17h.
A atividade, destinada a profissionais veterinários, estudantes, pesquisadores, controladores e demais interessados, está com inscrições abertas que devem ser feitas em Link.
Defesa Agropecuária
A Defesa Agropecuária, que executa no Estado de São Paulo as atividades de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, tem como missão defender a sustentabilidade sanitária do agronegócio Paulista, através de ações de vigilância zoossanitária e fitossanitária que promovem a proteção do solo agrícola, a inocuidade dos alimentos e a saúde de pessoas, animais e do meio ambiente”, realizando sempre suas atividades com o compromisso de agregar valor e confiança sanitária aos rebanhos, às culturas e aos produtos de São Paulo. A função da Defesa, de maneira geral, é defender o agronegócio Paulista. Suas principais ações são a fiscalização de produtos, propriedades, estabelecimentos, culturas, rebanhos e do trânsito, inspeção de animais, vegetais e seus produtos, e auditoria dos processos produtivos, profissionais envolvidos e produtores.
Apta Regional
A Apta Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP – é uma das sete instituições de pesquisa vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). São 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento no estado de São Paulo, nas áreas de agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal e animal, agregação de valor em produtos de origem animal e vegetal, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. Considerada o maior hub descentralizado de pesquisa do agronegócio, com soluções tecnológicas aplicadas na agricultura e na pecuária paulista, focadas nas peculiaridades locais e regionais, atendendo as necessidades das cadeias produtivas do agro.
Fonte: Guilherme Araujo dos Santos