30.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSimpósio GEP: ABB busca novo avanço no setor sucroenergético

Simpósio GEP: ABB busca novo avanço no setor sucroenergético

Especialistas da fabricante de motores e inversores ABB vão participar dos painéis do III Simpósio de Tecnologia Industrial GEP, que reúne técnicos do setor sucroenergético nos dias 24 e 25 de setembro, em Ribeirão Preto, interior paulista. 

No dia 24, às 13h30, Vanderlei Apolinário, especialista em aplicação de inversores de frequência da ABB, participa de painel sobre moendas, difusores e acionamentos, em que fala sobre a implantação do inversor de média tensão ACS580MV em uma usina paulista e comenta resultados na forma de eficiência energética, controle de rotação, redução de harmônicos, segurança e qualidade de energia entregue a toda operação. 

Às 16h do mesmo dia, Cesar Marchi, gerente de vendas de motores e geradores de média tensão da ABB, participa de painel sobre geração de energia, em que deve abordar estratégias para maximizar a eficiência do processo, em complemento às apresentações de especialistas da BP Bioenergia, Jalles Bioenergia, de outras provedoras de tecnologia e consultorias.

A presença no GEP é mais uma ação da ABB para ampliar sua atuação no setor sucroenergético. Em agosto, a companhia já havia participado da Fenasucro&Agrocana (Sertãozinho/SP), com seus distribuidores Multmotores e APS Soluções, além da fabricante de equipamentos Texas Industrial.

Na ocasião, destacou o uso de motores e inversores em etapas-chave do beneficiamento da cana-de-açúcar. Mostrou a integração de um motor da linha M3BP, de categoria de eficiência energética IR3 e 400 cv a uma centrífuga da Texas Industrial, como opção para o acionamento. 

Demonstrou os resultados da conjugação do equipamento com o inversor de frequência ACS880-17, capaz de recuperar a energia gerada na frenagem da centrífuga e devolvê-la à rede elétrica para o acionamento de outros equipamentos da usina.

A ABB também levou ao evento o ABB Ability LEAP, programa que realiza diagnósticos em motores de grande porte sem desmontar os equipamentos, para facilitar o planejamento de manutenções e estimar sua vida útil remanescente.

Outro destaque foi o método de telemetria de motores elétricos com os sensores inteligentes Smart Sensor, que monitoram as condições de operação dos equipamentos e permitem realizar ajustes quase imediatos que prolongam a vida útil.

“É essencial que as usinas vejam as tecnologias da ABB como alternativas modernas, competitivas e sustentáveis para o mercado brasileiro”, afirmou à época Peterson Dias, gerente para Alimentos e Bebidas da área de Motion da ABB.

Fonte: Daniel Medeiros

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS