O Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) vai participar do seminário “Noz-Pecã: Potencial Nutricional e Cadeia Produtiva”. Será na quinta-feira, 18 de setembro, no auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre (RS). O evento gratuito contará com palestras que irão abranger desde o cultivo e manejo dos pomares até as possibilidades de uso culinário da noz-pecã. O seminário reunirá produtores, nutricionistas e consumidores.
Para o coordenador técnico do IBPecan, Jaceguay Barros, será fundamental a participação do Instituto, visto que o ponto central será aprofundar as características e contribuição nutricional da noz-pecã. “A noz-pecã traz, além de nutrição em si para o corpo humano, os diferentes elementos como ômega 3, 6, 9 e outros minerais, proteínas, vitaminas, que no conjunto promovem a saúde das pessoas que fazem o consumo regular da noz-pecã”, descreve.
Barros acrescenta que o seminário trará mais informações sobre o que já foi pesquisado sobre a noz-pecã gaúcha e brasileira. “Hoje não temos apenas referências bibliográficas estrangeiras sobre a noz-pecã, mas também estudos realizados sobre a produção local no sul do Brasil, particularmente no Rio Grande do Sul”, aponta. A expectativa de Barros é que a noz-pecã gaúcha ganhe mais espaço no mercado e seja mais valorizada comercialmente.
Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa



