A movimentação foi realizada no Terminal Multicargas (T-Mult) do Porto do Açu, que já movimentou mais de 20 diferentes tipos de carga desde o início de sua operação. Para manter suas características, o milho Non-MGO não pode ter contato com outros grãos transgênicos nos armazéns. Hoje, o T-Mult conta com dois armazéns cobertos em área alfandegada, com capacidade estática total de 60 mil toneladas. E outros dois armazéns na retro área do terminal, com a mesma capacidade.
“A abertura desse novo corredor logístico para o escoamento do cargas do Mato Grosso é um passo importante para aumentarmos a eficiência no transporte de grãos brasileiros. No Açu temos flexibilidade para desenvolver soluções logísticas sob medida, com uma operação 100% privada que garante confiabilidade, eficiência e segurança. Além disso, oferecemos tempos mínimos de espera para atracação, pranchas acima da média do mercado e agilidade no atendimento rodoviário”, ressalta João Braz, diretor comercial e de terminais do Porto do Açu
No primeiro semestre, o T-Mult movimentou 1.2 milhão de toneladas, volume 45% maior do que no mesmo período do ano passado. Ainda em 2025, a área de cais operacional do terminal contará com 500 metros, com calado de 13,1 metros, e um segundo berço para operar simultaneamente dois navios do tipo Panamax, que transportam até 75 mil toneladas cada
A capacidade de movimentação do terminal alcançará 2,7 milhões de toneladas ao ano. Considerando também a expansão da área de armazenagem, será possível duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos
Expansão do agro no Porto do Açu
O início das exportações de milho de Mato Grosso reforça a estratégia do Porto do Açu de se consolidar como nova rota logística para o agronegócio brasileiro
O Açu iniciou sua atuação no segmento em 2020, com a instalação de um galpão para operação de fertilizantes, num contexto em que o Rio de Janeiro tinha pouca participação nos fluxos do agronegócio nacional. Desde então, ampliou sua infraestrutura com um armazém dedicado ao agro e avança na implantação de uma unidade misturadora de fertilizantes
Entre os próximos projetos estão um terminal de grãos, que poderá ser integrado a uma unidade esmagadora, e a perspectiva de instalar uma planta de fertilizantes nitrogenados conectada ao fornecimento de gás natural. No longo prazo, o acesso ferroviário poderá elevar a competitividade das operações, já que grãos e fertilizantes têm forte vocação para esse modal.
Fonte: Camila Lopes



