31.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSafra recorde de grãos reforça papel de Minas Gerais na liderança nacional...

Safra recorde de grãos reforça papel de Minas Gerais na liderança nacional de fertilizantes

Minas Gerais concentra cerca de 70% das reservas nacionais de potássio, insumo vital para o agro, e abriga a maior mina em operação no Brasil, em São Gotardo. A capacidade produtiva atual, de 3 milhões de toneladas por ano, tem planos de expansão que podem levar a 23 milhões e, posteriormente, a 50 milhões de toneladas anuais, quase o equivalente ao consumo total do país, hoje em torno de 60 milhões de toneladas.

No cenário agrícola brasileiro, as lavouras que mais consomem fertilizantes são as de soja, milho, cana-de-açúcar e café, esta última com forte presença em Minas Gerais. Esse uso intensivo tem sido determinante para o salto de produtividade que levou o Brasil a atingir safras recordes em 2025, ultrapassando 320 milhões de toneladas de grãos. Quando comparado a outros países da América Latina, o Brasil é, de longe, o maior consumidor e produtor agrícola, superando Argentina e Paraguai na demanda por fertilizantes e consolidando-se como o principal motor da região tanto em escala produtiva quanto em modernização do uso de insumos.

No consumo, Minas Gerais também se destaca. Segundo dados da Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal), o estado lidera o ranking de fertilizantes especiais, respondendo por 18,2% da demanda nacional, à frente de São Paulo (16,7%) e Mato Grosso (13,6%). São insumos de alto valor agregado, fundamentais para elevar a produtividade e agregar eficiência às lavouras mineiras e brasileiras.

A GIROAgro localizada em Machado, no Sul de Minas, é um exemplo do vigor da indústria mineira de fertilizantes líquidos. A empresa, 100% brasileira, figura entre as maiores do setor no país e simboliza a força do estado em um mercado estratégico para o agronegócio. Com investimentos contínuos em tecnologia e soluções inovadoras, a companhia não apenas abastece produtores locais como também projeta o estado em nível nacional, reforçando a posição mineira como referência em produção e consumo de insumos agrícolas.

Para Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, a liderança mineira vai além dos números e aponta para o futuro do agro nacional: “Minas Gerais tem uma vocação natural para liderar a indústria de fertilizantes. A velocidade não está apenas na entrega de tecnologias inovadoras, mas também na forma como nos antecipamos às demandas e buscamos soluções que realmente façam a diferença no dia a dia do produtor rural. É isso que nos coloca sempre à frente.” afirma Sodré.

Já nas entregas totais de fertilizantes tradicionais, Minas Gerais figura entre os cinco principais destinos em 2025, com cerca de 1,35 a 1,69 milhão de toneladas recebidas no primeiro semestre. Nesse cenário, estados de forte produção de grãos ocupam as primeiras posições: Mato Grosso (3,8 milhões), Paraná (2,3 milhões), Goiás (1,6 milhão) e São Paulo (1,5 milhão).

A soma de empresas sólidas como a GIROAgro, reservas abundantes e mercado consumidor interno vigoroso faz de Minas Gerais o grande protagonista de um setor determinante para a segurança alimentar e para o crescimento do agronegócio brasileiro.

Fonte: Fábio Bouças

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS