33.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralNome comercial: conheça as vantagens de atribuir apelidos aos touros com RGD

Nome comercial: conheça as vantagens de atribuir apelidos aos touros com RGD

O apelido, ou nome comercial, é um recurso utilizado por criadores das raças zebuínas para facilitar a identificação e ampliar a viabilidade comercial de determinados animais. E, após um pedido da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estendeu por mais seis meses o prazo para atribuição de apelidos a touros já detentores de RGD (Registro Genealógico Definitivo).

Normalmente, apenas é possível acrescentar o nome comercial ao registro de animais antes da concessão do RGD, mas a ABCZ identificou entre os seus associados a necessidade da prorrogação do prazo para a atribuição do apelido após o registro definitivo.

“É uma solicitação que vem para facilitar o manejo e atender uma necessidade dos criadores. Já havia sido instituído um prazo que se esgotou no começo do ano e, por falta do costume dos criadores, agora, a ABCZ conseguiu, por meio do Departamento Técnico, junto ao Mapa, prorrogar esse prazo para que todos os interessados possam implementar apelidos nos seus animais”, explica o Gerente Comercial e de Exposições da ABCZ, Rodrigo Abdanur.

Nas centrais de genética, a maioria dos touros contratados conta com apelidos. É o caso, por exemplo, do FGP 9684, um dos mais vendidos da Alta Genetics – mais conhecido como Fabuloso da Guadalupe.

“O nome comercial tem um apelo muito interessante porque acaba individualizando ou identificando o touro de forma mais forte, e o mercado absorve esse animal com mais facilidade. São nomes que marcam e trazem essa facilidade, tanto para quem oferece o sêmen, quanto para quem compra – e até para os próprios funcionários da fazenda”, comenta o Gerente de Corte Zebu da Alta Genetics, Rafael Oliveira.

“É por isso que a gente sempre sugere aos criadores escolherem nomes curtos e de fácil pronúncia, pois é o nome que vai carregar tanto a identificação do touro, quanto da própria fazenda, dentro e fora do Brasil”, diz.

Fonte: ABCZ 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS