O algodão tingiu de branco o Pavilhão do Brasil na Expo Osaka 2025, entre os dias 18 a 23 de agosto. A semana dedicada à fibra ocorreu na programação da Exposição Universal, que é organizada pelo Bureau International des Expositions (BIE), desde 1851, com o objetivo de promover intercâmbio cultural e tecnológico entre países. Este ano, a Expo tem como tema “Desenhando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”, e foi para ilustrar o conceito, no contexto da cotonicultura e suas conexões com o futuro, que a presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto Costa, representou o setor e as mulheres que ajudam a mover a cotonicultura brasileira no painel “Mulheres que tecem o futuro: da sustentabilidade à inovação”. O painel integrou a mostra “Poder do Natural: dos campos à moda”, uma programação especial para mostrar a versatilidade, a qualidade e a sustentabilidade da fibra natural.
A mesa reuniu ainda a diretora de Negócios da Apex Brasil, Ana Paula Repezza, e a superintendente de Projetos Estratégicos da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Lilian Kaddissi. A iniciativa foi promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), através do programa Cotton Brazil, que, além da Abrapa, congrega a ApexBrasil e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). Até o momento, a Expo já recebeu em torno de15 milhões de visitantes e deve atingir 28 milhões até o fim.
Em seus posicionamentos, Alessandra ressaltou o avanço da presença feminina na agricultura, mas também os desafios que permanecem. “Nos setores da indústria e confecção, as mulheres já ocupam cerca de 60% dos empregos formais. Na produção agrícola, embora estejamos crescendo em ritmo acelerado, ainda representamos menos de 10% dos postos diretos. Precisamos conquistar mais espaço em posições de decisão”, afirmou.
A presidente da Abapa destacou ainda a robustez das práticas socioambientais no campo brasileiro. “Mais de 80% da nossa produção é certificada pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Além disso, o Brasil é hoje o maior fornecedor mundial de Better Cotton. Somamos volume, mas também confiança, transparência e responsabilidade socioambiental — atributos cada vez mais valorizados pelo consumidor internacional”, afirmou.
Para Alessandra, o Brasil reúne condições únicas para projetar uma imagem sólida ao mundo. “Temos escala, qualidade e sustentabilidade — três atributos raros de encontrar juntos. O que queremos é que o Brasil seja reconhecido como fornecedor confiável de agro e moda responsáveis, parte da solução para os desafios do planeta”, concluiu a presidente da Abapa.
Realeza presente
A semana no Pavilhão Brasileiro foi marcada por um momento especial: a visita oficial da Princesa Kako do Japão. “Foi um privilégio recebê-la em nosso espaço. A presença da Princesa, que já esteve no Brasil, reforça a relevância dessa conexão cultural e nos enche de alegria em uma semana dedicada às mulheres”, destacou Zanotto.
Fonte: Catarina Guedes