A SIA (Serviço de Inteligência em Agronegócios) terá uma programação extensa e variada na 48ª Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os debates irão tratar de manejos com sustentabilidade no campo, bem como de aspectos da integração lavoura-pecuária. Na segunda-feira, 1º de setembro, ocorrerá pela manhã, no auditório da Federacite, o evento Agro Debates, com o painelista Armindo Barth, que falará sobre o tema Integração Lavoura-Pecuária.
Já na quarta-feira, 3 de setembro, está marcado o Fórum Pecuária Sustentável, promovido pela Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS), e organização da SIA, no auditório do Senar. Na parte da manhã, ocorrerá o painel Pecuária Sustentável no Sul do Brasil, com mediação do diretor da consultoria, Davi Teixeira. Os painelistas serão Vinícius Lampert, pela Embrapa Pecuária Sul (Embrapa), Ana Doralina Menezes, presidente da MBPS, Matheus Sá, médico veterinário especialista em Medicina de Rebanho, e Domingos Velho Lopes, diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).
Na parte da tarde, ocorrerá o HUB de Soluções da MBPS. O representante da SIA será o gerente de sustentabilidade, Gustavo Heissler. Na sequência, haverá apresentações curtas e vídeos de associados sobre o tema. Já às 19h, ocorrerá um evento comemorativo dos 15 anos da SIA, para parceiros e convidados, na Casa da Associação de Criadores Herd-Book Collares (ANC), no Boulevard do Parque. Na quinta-feira, 4 de setembro, segue o evento Agro Debates, no auditório da Federacite. Na parte da tarde, o diretor da SIA, Davi Teixeira, vai representar o Universo Pecuária, projeto criado e produzido pela SIA, no Painel “Movimentos da Pecuária Gaúcha”.
Sobre a programação da SIA na 48ª Expointer, Teixeira afirma que a empresa está com grandes expectativas. “É o momento de promover a pecuária gaúcha, de resgatar o protagonismo da pecuária do Estado como uma das soluções para a retomada do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. É nisso que a SIA está empenhada no conjunto das suas ações, é nisso que acreditamos muito, como uma mão estendida para as crises agrícola e climática, através da pecuária, que pode ser uma solução, tanto econômica quanto ambiental para as questões que a agricultura gaúcha e que o Estado vem passando”, pondera. Teixeira ressalta a vocação histórica do Rio Grande do Sul na produção de carne. “E essa atividade vem sendo um tanto esquecida pelas nossas lideranças e precisamos retomar isso com rapidez”, ressalta.
Com relação à comemoração dos 15 anos da SIA, o diretor destaca não ser nada fácil a jornada de uma empresa de consultoria no agronegócio, principalmente voltada para a produção animal. “Estamos aqui firmes e fortes num novo ciclo, nos estruturando para uma jornada mais virtuosa ainda. Muito gratos por tudo que já passamos até hoje, pelo carinho dos produtores rurais, das entidades parceiras, das empresas parceiras e dos amigos”, conclui.
Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa