A FICOMEX 2025 terá diversas novidades em sua estrutura, ampliando a integração entre as várias atividades do evento e trazendo para o Brasil inovações já presentes em grandes eventos mundo afora. A quarta edição da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Visitantes e expositores terão contato com experiências de mais de 100 países representados por embaixadas e câmaras de comércio e mais de 10 estados brasileiros, além de municípios, instituições e importantes players do mercado no segmento de comércio exterior.
Durante os três dias de evento, serão realizadas palestras e painéis simultâneos na Arena FICOMEX. “Queremos criar um ambiente totalmente imersivo, de maneira que o visitante da FICOMEX 2025 tenha uma experiência integrada, assim como acontece em grandes eventos internacionais de negócios”, destaca Rubens Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), organizadora do evento junto com a Faciest.
No Espaço Global, embaixadas, câmaras de comércio exterior e governos municipais, estaduais e federal, acomodados numa grande mesa em formato oval – seguindo o formato de importantes reuniões internacionais – podem apresentar suas potencialidades de negócios e investimentos. As embaixadas e câmaras também estarão presentes em espaços rotativos ao longo de toda a programação, com atendimento ao público.
Além disso, estandes de expositores estarão espalhados por todo o local, sendo alguns destaques ACIEG, Faciest, Governo de Goiás, Porto de Suape, Grupo Soluti/Everest Digital, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Codego e Wav Bank, novo empreendimento do embaixador da FICOMEX 2025, Gusttavo Lima.
Fortalecendo micro e pequenos
Uma área destinada especificamente para micro e pequenas empresas é a grande novidade da FICOMEX 2025. “Esta é uma oportunidade para proporcionar conexões entre pequenos empreendedores e empresas de médio e grande porte do Brasil e do mundo, fortalecendo, assim, o desenvolvimento econômico e a integração entre agentes de diversos portes”, celebra Fileti.
O fomento à participação das micro e pequenas empresas vai além do networking e da possibilidade de participar de capacitações, palestras e painéis. Para esta edição da Feira, o Sebrae Goiás fechou uma parceria para auxiliar com os estandes de micro e pequenas empresas participantes, com 20 no total. As micro e pequenas empresas também são contempladas dentro de um programa inédito no contexto da FICOMEX: o Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O programa terá rodadas de negócios entre mais de 60 empresas brasileiras do setor de bebidas e alimentos industrializados e compradores de cerca de 15 países da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e África. Uma parcela das vagas para empresas brasileiras foi reservada para as de micro e pequeno porte. Além das que serão promovidas pela ApexBrasil, a Feira terá outras rodadas de negócios, num espaço destinado para isso.
Fonte: ACIEG – Assessoria de Comunicação