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Posicionamento do agro para COP30 destaca contribuição do setor para agenda climática

O agronegócio brasileiro entregou seu posicionamento para a COP30 às autoridades e lideranças setoriais, durante o 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3 – a bolsa do Brasil, que reuniu 800 participantes presenciais, de 245 diferentes empresas, e assistido por mais de 3000 pessoas pela transmissão on-line.

O documento “Agronegócio frente às Mudanças Climáticas” destaca como a agropecuária pode ser um agente de transformação dentro da agenda de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, ao evidenciar as práticas que contribuem para a redução das emissões de carbono e promovem a resiliência dos sistemas produtivos frente aos impactos do clima.

Ao reiterar o papel do agro como parte da solução para esses desafios e o protagonismo do Brasil, o posicionamento aponta caminhos para destravar o financiamento visando ampliar as soluções aplicadas na agropecuária sustentável, impulsionando a inovação e o uso de novas tecnologias que promovam a proteção e conservação do meio ambiente.

Outro ponto vital nas discussões da COP30 é a relação entre o agro e o mercado de carbono. O documento apresenta como o setor pode se integrar de forma eficaz na economia dos créditos de carbono, colaborando para a transição de uma economia mais sustentável.

O posicionamento contou com a contribuição de representantes de mais de 80 organizações –  governo, empresas, entidades setoriais, membros da academia, cientistas e pesquisadores – que participaram das mesas redondas promovidas durante o Fórum “Rumo à COP30: O Agronegócio e as Mudanças Climáticas”, realizado em abril, pela ABAG.

O material foi elaborado por renomados especialistas: Carlos Cerri, diretor do CCarbon/USP; Eduardo Bastos, diretor Executivo do IEAG; Marcelo Morandi, chefe de Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa; Natascha Trennepohl, sócia do Carbonn Nature; Renato Rodrigues, head of Agribusiness da TerraDot; e Rodrigo Lima, diretor geral da Agroicone, que atuaram como mentores dos debates do Fórum.

Fonte: Noemi Oliveira (Mecânica Comunicação Estratégica)

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