A Termotécnica, líder nacional no setor de embalagens em EPS/isopor*, marcará presença na The Brazil Conference & Expo 2025, que começa nesta quarta-feira (dia 6), em São Paulo. A empresa apresentará suas soluções inovadoras em embalagens sustentáveis da linha DaColheita, que aliam tecnologia e inovação para o mercado de FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras). O evento prossegue até quinta-feira (dia 7) no pavilhão do Expo Center Norte.
No estande da empresa, os visitantes poderão conhecer a linha completa DaColheita. Com propriedades que absorvem impactos e mantêm a temperatura, características típicas do EPS, aliadas a um design estrutural otimizado, as soluções DaColheita podem aumentar em até 30% o shelf-life dos produtos acondicionados. Isso representa mais dias de exposição nas gôndolas, com frutas e hortaliças em condições comerciais superiores, quando comparadas a outros tipos de embalagens.
Entre as vantagens das conservadoras DaColheita, está a capacidade para armazenar até 10 quilos de frutas e hortaliças a granel, ou 20 cumbucas de meio quilo. Com design inspirado na arquitetura de castelos, as embalagens possuem arcos e janelas verticais, usados nessas construções históricas para sustentação, entrada de luz e ventilação, foram adaptados para garantir a integridade estrutural da embalagem, além de favorecer o resfriamento adequado dos produtos em câmaras frias. Todas as embalagens da Termotécnica são patenteadas.
Para atender os produtores de morango, que está num constante crescimento, a Termotécnica desenvolveu uma embalagem em EPS para morango premium ou tipo “fondue”, cumprindo as exigências de restaurantes e varejos gourmet. Esse modelo de embalagem DaColheita, com tecnologia e design patenteados pela Termotécnica, comporta 1 quilo de morangos grandes, sendo quatro bandejas de 250 gramas cada, e conta com áreas de ventilação e maior superfície de comunicação para as especificações do produto e da marca. Por ser uma fruta extremamente sensível e que requer um cuidado extra no seu embalamento e transporte, grandes distribuidores do morango tipo premium estão optando pelas embalagens DaColheita para preservar a qualidade das frutas.
Outro destaque da linha é a DaColheita Bio, bandejas produzidas com matéria-prima de fonte renovável, biodegradáveis e compostáveis, produzidas a partir do bagaço de cana-de-açúcar. A proposta é oferecer uma alternativa superior às bandejas atualmente disponíveis no mercado, com mais durabilidade, design aprimorado, maior vida útil dos produtos e com redução do impacto ambiental.
Esta linha DaColheita Bio é fruto de uma abordagem baseada na economia circular, que transforma subprodutos da agroindústria em soluções ecológicas para o agronegócio. Essas características são essenciais para prolongar a vida útil dos alimentos e reduzir perdas ao longo da cadeia logística, do empacotamento até o ponto de venda. “A DaColheita Bio é o primeiro passo de um plano estratégico de médio e longo prazo para diversificar nossa matriz de materiais”, afirma Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.
Vale ressaltar que toda a linha de embalagens DaColheita vêm ganhando espaço tanto no Brasil quanto no exterior. Até 2024, foram utilizadas 1,7 milhão de conservadoras DaColheita na exportação de 7,5 mil toneladas de frutas, principalmente por via aérea. Entre os principais produtos exportados estão manga, limão, goiaba, figo, mamão, pitaya, maracujá, lichia, atemoia e uva. Os principais destinos incluem Canadá, Europa, Rússia, Oriente Médio, Argentina e Uruguai.
Fonte: Thiago Dias