A vacinação in ovo é uma estratégia que vem transformando a produção avícola há mais de 30 anos, proporcionando imunidade precoce aos embriões, maior produtividade e redução significativa de custos. A técnica é utilizada atualmente em mais de 90% dos incubatórios comerciais nos Estados Unidos, Europa e Ásia, imunizando cerca de 20 bilhões de frangos por ano ao redor do mundo.
A imunização ocorre antes da eclosão, garantindo ganhos de sanidade e eficiência, e protegendo o animal desde os primeiros dias. De acordo com Eduardo Muniz, Gerente Técnico de Aves da Zoetis, “o processo de vacinação in ovo, além de proporcionar a imunidade necessária no momento ideal, contribui para maximizar a produtividade das granjas”.
A automação do processo elimina variabilidades operacionais e é um dos grandes diferenciais da tecnologia. Equipamentos como o Inovoject® NXT, da Zoetis, líder mundial em saúde animal, permite que os embriões recebam proteção contra doenças como Marek e Gumboro antes mesmo do nascimento, reduzindo significativamente o estresse dos pintinhos e promovendo uma resposta imunológica mais robusta. A plataforma oferece sensores que monitoram o nível de vacina e desinfetante, garantindo a desinfecção sistemática das agulhas a cada injeção, o que garante a segurança biológica.
“Com as plataformas para injeção automatizada é possível vacinar até 50 mil ovos por hora, reduzindo a variabilidade humana com altíssimos níveis de precisão e controle, otimizando a eficiência do incubatório”, afirma Muniz.
Com a diminuição da necessidade de mão de obra especializada para vacinação manual e o aumento da eficiência do incubatório, as granjas observam uma redução de até 10% nos custos operacionais, conforme levantamentos da Zoetis. O impacto, além de financeiro, também se reflete no bem-estar animal. Ao simular o ambiente natural de incubação — com temperatura, umidade e ventilação ideais — e realizar a vacinação ainda dentro do ovo, o processo evita o estresse dos pintinhos recém-nascidos, resultando em aves mais protegidas, uniformes e com melhor desempenho zootécnico, fatores determinantes para maximizar a rentabilidade da produção.
A tecnologia da vacinação in ovo reforça a atenção à sanidade na granja e se consolida como uma ferramenta indispensável para elevar o desempenho, a sustentabilidade e a rentabilidade das produções avícolas. “Nosso objetivo é sempre apoiar o produtor para que ele alcance o máximo de eficiência com práticas seguras e inovadoras. A vacinação in ovo é uma aliada fundamental para transformar desafios em resultados concretos”, conclui o Gerente Técnico.
Fonte: Gabriela Herdeiro