À frente de um portfólio de ponta para diferentes culturas, a Sipcam Nichino destaca novas tecnologias na edição 2025 da feira de negócios Coopercitrus Expo. O evento ocorre na paulista Bebedouro entre os dias 21 e 25 de julho. De acordo com a companhia de origem ítalo-japonesa, sua equipe técnica fará no local lançamentos do fungicida Soleado® e da plataforma para tratamento de sementes Seed Pro. Levará também dados recentes, em nível de campo, atrelados à linha de bioestimulantes na cultura da soja.
Faz parte ainda do programa da companhia a apresentação de resultados obtidos pelo emprego do inseticida Fiera® e do acaricida Fujimite® na contenção do psilídeo-dos-citros (Diaphorina citri), inseto vetor do ‘greening’, nos pomares de citros. “A integração dos produtos segundo recomendações transfere resultados de 80% a 100% no controle do psilídeo”, ressalta Marcelo Palazim, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado.
O fungicida Soleado®, que acaba de chegar ao mercado, ele acrescenta, conta com recomendações para café, batata e tomate e será apresentado na Coopercitrus Expo. “Age com eficácia sobre doenças de relevância econômica tais como mofo-branco, phoma café, mancha de ascochita, pinta-preta, cercosporioses, mofo-cinzento e mofo-alface”, resume Palazim.
Segundo o agrônomo, outro diferencial da solução pôde ser constatado nos elevados indicadores obtidos nos testes para controle da phoma do café, uma das principais ocorrências danosas à cultura, cujos prejuízos chegam a até 60% de uma lavoura.
Sementes e bioestimulantes
Outro lançamento da Sipcam Nichino na Coopercitrus Expo foca na nova plataforma para tratamento de sementes Seed Pro, que marca a entrada da companhia neste segmento de mercado.
“Fazem parte desse conceito os fungicidas Tiofanil® FS e Torino®, o bioestimulante Abyss®, o polímero Blue 2005 e o pó secante Dry Shine”, explica Palazim. Ele antecipa que a Plataforma Seed Pro embute a prestação de serviços ao produtor atrelada a uma estratégia vitoriosa para proteção de sementes de soja e cultivos como amendoim, feijão e trigo.
A Sipcam Nichino também reservou uma programação especial centrada na bioestimulação da cultura da soja, pela aplicação da linha de bioestimulantes da companhia, uma das pioneiras no desenvolvimento desses produtos. As marcas Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde, complementa Marcelo Palazim, combatem o déficit hídrico da oleaginosa, além de fomentar o desenvolvimento radicular e vegetativo, melhorar a capacidade de troca de cátions (CTC) e disponibilizar fósforo, retido no solo, para a cultura.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Fernanda Campos