13.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCapacitação inédita atualiza técnicos para impulsionar produção de noz-pecã no RS

Capacitação inédita atualiza técnicos para impulsionar produção de noz-pecã no RS

Nos dias 17 e 18 de julho, técnicos da Emater/RS passarão por uma imersão em pecanicultura, em Anta Gorda (RS). A ação faz parte do contrato da entidade com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Desenvolvimento Rural (Seapi), com parceria das empresas Pitol e Pecanita e apoio do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan).

O coordenador técnico do IBPecan, Jaceguáy Barros, conta que a Emater tem buscado apoiar a pecanicultura e, para isso, foi identificada a necessidade de fazer o treinamento e a atualização de seus técnicos para que possam levar aos produtores as melhores informações sobre a cultura da pecan. “Nesse sentido, nós podemos dizer que hoje a pecanicultura do Rio Grande do Sul já possui uma quantidade bastante grande de informações sobre manejo, advindas de trabalhos de pesquisa e estudos realizados por entidades públicas e privadas, bem como já há um acúmulo de conhecimento e experiências de alguns técnicos que vêm trabalhando há mais tempo nessa cultura”, afirma.

Barros, que também atua como agrônomo da Pecanita, encabeçará uma ação do IBPecan no treinamento, que tratará do manejo fitossanitário em pomares de noz-pecã. Ele afirma que este é um ponto importante e que tem um peso significativo na questão dos custos. Outro tema a ser desenvolvido no treinamento com os técnicos da Emater será a pós-colheita, incluindo colheita, secagem, beneficiamento e armazenagem da pecan. “É um outro momento importante na atividade, em que precisamos buscar a melhor qualidade para o fruto, bem como a sua conservação durante o período de armazenamento”, conclui.

Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS