17.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralÓleos essenciais ganham importância para a saúde respiratória e o desempenho na...

Óleos essenciais ganham importância para a saúde respiratória e o desempenho na avicultura

Os óleos essenciais têm demonstrado benefícios relevantes na promoção do bem-estar e da saúde respiratória das aves, impactando positivamente no desempenho zootécnico e na produtividade nas granjas. Essa constatação é reforçada por estudos científicos que abordam a atividade de óleos essenciais de como o de Eucalyptus globulus e Mentha piperita frente a redução de sintomas e melhoria da função respiratória.

Doenças respiratórias estão entre os principais desafios sanitários da avicultura moderna. “Essas enfermidades causam queda no ganho de peso, elevação da conversão alimentar e, em casos mais graves, aumento dos índices de mortalidade”, diz a médica veterinária Mariana Rosetti, coordenadora de produtos da MCassab Nutrição e Saúde Animal. Transmitidas por diferentes vias, essas doenças atacam o trato respiratório e causam sintomas como acúmulo de muco em vias aéreas, tosse, espirro, dispneia e febre — sintomas semelhantes aos observados em humanos com problemas respiratórios.

“Os óleos essenciais representam uma solução natural para controle dos sintomas respiratórios. Provenientes de combinações de plantas, oferecem propriedades broncodilatadoras, vasodilatadoras, expectorantes, antitérmicas, analgésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias”, explica Mariana. “Esse conjunto de ações contribui tanto para o alívio dos sintomas quanto para a prevenção das doenças, fortalecendo o sistema imunológico das aves”.

A partir dessa abordagem científica e da demanda crescente por soluções que atendam o mercado, a MCassab desenvolveu o Bronk Clean, um blend exclusivo de óleos essenciais. “O Bronk Clean é formulado com óleos essenciais de eucalipto, hortelã-pimenta e cânfora, atuando no controle de sintomas respiratórios. Além disso, ele tem fácil aplicação, podendo ser utilizado via água de bebida, aspersão ou nebulização. Tem efeito sinérgico no tratamento com antimicrobianos e atua como adjuvante nos programas vacinais”, destaca Mariana. “Além de ser seguro, o produto é eficaz”, completa.

Fonte: Graziele – Texto Comunicação Corporativa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS