27.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMiniusina de biodiesel promete autonomia energética para produtores rurais

Miniusina de biodiesel promete autonomia energética para produtores rurais

Uma solução sustentável com potencial para revolucionar a autonomia energética no campo foi apresentada na AgroBrasília 2025 pela startup Mondi Energy, sediada em Ribeirão Preto (SP). A empresa desenvolveu uma miniusina de biodiesel que permite ao produtor fabricar seu próprio combustível diretamente na propriedade rural.

O diretor executivo da Mondi Energy, Guilherme Scagnolatto, destaca que a proposta alia inovação e sustentabilidade. “Nossa tecnologia permite que o produtor produza biodiesel para consumo próprio, utilizando insumos como óleo vegetal, gordura animal, álcool e catalisador. O diferencial está no uso de concentradores solares, desenvolvidos por nós, que fornecem o calor necessário para a reação química, substituindo fornalhas movidas a combustíveis fósseis”, explica.

Além de reduzir os custos operacionais, o sistema gera glicerina como subproduto — uma matéria-prima com valor comercial para as indústrias de cosméticos, farmacêutica e de produtos de limpeza. A startup também vislumbra, no futuro, a possibilidade de converter essa glicerina em combustível para aviação.

Fundada em 2020, a Mondi Energy passou a focar, desde o final de 2024, no desenvolvimento da miniusina de biodiesel. A planta-piloto está em construção em São Carlos (SP) e deve ser concluída ainda este ano. O projeto conta com parceria da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, e é viabilizado por meio de fomento à inovação da Embrapa, o qual exige vínculo com um instituto de pesquisa.

Além da solução voltada à produção de biodiesel, a empresa já comercializa seus concentradores solares, que também podem ser aplicados em outras demandas do setor.

Segundo Scagnolatto, a expectativa é que os produtores consigam reduzir os custos com combustível em até 50% em relação ao diesel comercial, além de contar com uma fonte de energia limpa e renovável. “É uma tecnologia que proporciona autonomia, sustentabilidade e economia para quem está no campo”, reforça.

Participando pela primeira vez da AgroBrasília, a startup avalia positivamente o evento. “A estrutura é excelente. Já realizamos ótimos contatos e esperamos que isso se mantenha até o fim da feira”, afirma o diretor.

A Mondi Energy tem marcado presença em diversos eventos do setor, como a Agrishow, e segue em busca de parcerias, investidores e produtores interessados em soluções sustentáveis para o agronegócio.

Fonte: AgroBrasília

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS