14.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralNova composição de conselheiros da Embrapa Territorial é publicada

Nova composição de conselheiros da Embrapa Territorial é publicada

Foi publicada nesta segunda-feira, 19 de maio, no Boletim de Comunicações Administrativas da Embrapa (BCA) n°21, a nova composição do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Territorial. O Comitê é formado por nove membros, entre profissionais internos e externos à Empresa, tendo representações vinculadas ao Estado, ao agronegócio e à agricultura familiar. A primeira reunião do grupo está prevista para o segundo semestre deste ano.

O CAE é um órgão consultivo da Embrapa que acompanha os dirigentes das Unidades Descentralizadas em seus processos de planejamento. Busca acompanhar as demandas do setor produtivo e da sociedade e analisar tendências do campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que contribuem para o desenvolvimento da Embrapa. A nova formação terá mandato de dois anos. 

Para o chefe-geral Gustavo Spadotti, que preside o colegiado, o CAE representa uma ponte estratégica entre a ciência, a agroindústria, o comércio e os produtores rurais. “O Comitê reúne profissionais de diferentes cadeias produtivas, setores e indústrias, contribuindo com insights valiosos sobre desafios e oportunidades para a competitividade e sustentabilidade do agronegócio. É um espaço essencial para identificar possibilidades de atuação da Embrapa Territorial que gerem retornos concretos à sociedade”, afirmou.

Confira abaixo quem são os membros do novo CAE da Embrapa Territorial:

Gustavo Spadotti Amaral Castro (presidente): chefe-geral da Embrapa Territorial, é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Agricultura. Foi professor em universidades e pesquisador na área de insumos agropecuários. Ingressou na Embrapa em 2012 e atuou no setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá. Trabalhou com pesquisas a campo sobre competição de cultivares, sistemas de produção, rotação de culturas e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Lucíola Alves Magalhães (secretária executiva): chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, é geóloga, mestre em Geociências e doutora em Ciências. Desde 2013, está na Embrapa Territorial, onde tem sua atuação voltada para o desenvolvimento de Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) para subsidiar decisões dos setores públicos e privados em prol do desenvolvimento agropecuário regional. Foi supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) e secretária-executiva do Comitê Técnico Interno.

Alderi Emidio de Araujo (membro da Embrapa): Diretor-Executivo de Governança e Informação (DEGI) da Embrapa Algodão, é formado engenheiro agrônomo, possui mestrado em Fitopatologia e doutorado em Agronomia. Atualmente é coordenador do projeto Manejo de Fungicidas com o Controle da Mancha de Ramulária do Algodoeiro, principal doença foliar do algodoeiro no Brasil. É também membro dos comitês executivos da Asociación Latinoamericana de Investigación y Desarrollo del Algodón (Alida) e da International Cotton Researchers Association (Icra).

Anisio Ferreira Lima Neto (membro da Embrapa): analista da Embrapa Meio-Norte, possui Doutorado em Zootecnia e Mestrado em Ciência Animal. É Chefe Geral do Centro Nacional de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte (Embrapa Meio Norte). É pecuarista em Altos, PI, com a produção intensiva de bovinos leiteiros e ovinos nativos da raça Morada Nova.

Francisco Matturro (membro): empresário do setor do agro, preside o Conselho de Administração da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), o LIDE Agronegócios e a Rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Membro da Cosag, ele também é um dos fundadores da Associação Brasileira de Agronegócios (Abag) e da Agrishow. Anteriormente, presidiu a Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) e ocupou cargos públicos no setor.

Sônia Bonato (membro): Agricultora familiar e produtora rural, é uma líder no agro brasileiro com quase 30 anos de experiência à frente da Fazenda Palmeiras, em Ipameri (GO) – referência em sustentabilidade, com certificações internacionais como o PRS Cerrados e o Certificado Sustentar. Sônia já foi Embaixadora do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (2020-2023), premiada pela gestão de pequenas propriedades, homenageada no Coração do Agro (2021) e finalista do Prêmio Esalq/Santander. Fundadora da AMACRE e idealizadora de eventos como “As ForTes do Agro” e “Dia de Campo Semear”, Sônia dedica-se à valorização das mulheres no agro, liderando projetos de destaque, como o Festival Gastronômico Receita do Campo, do Senar-GO. 

Guilherme Campos Júnior (membro): engenheiro civil e Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Dirigiu a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), foi vice-prefeito de Campinas, deputado federal e presidente dos Correios. Também foi vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e integra sua diretoria executiva desde 2004. Entre 2006 e 2008, atuou como conselheiro deliberativo da Associação Atlética Ponte Preta.

Fabrício Morais Rosa (membro): engenheiro agrônomo, é CEO da Aprosoja Brasil e possui MBA em Agronegócios pela USP/Esalq. Ele foi Chefe de Departamento de Insumos na Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e também colaborou com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Ágide Eduardo Meneguette (membro): administrador com especialização em Comércio Exterior, é Presidente Interino de Sistema FAEP, Presidente do Fundepec-PR, Conselheiro no SEBRAE-PR e Membro do Conselho Executivo do Instituto Pensar Agropecuária. Com mais de 15 anos de experiência em empresas nacionais, multinacionais e no setor público, Ágide Eduardo construiu uma sólida carreira nas áreas de administração, finanças, logística, operações e gestão de projetos.

Jacyr Costa Filho (membro): Graduado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, preside o Conselho Superior do Agronegócio (Cosag/FIESP). É conselheiro da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única) e presidente do Sindicato de Fabricação de Álcool do Estado de São Paulo. Liderou empresas como Guarani, Brasil Álcool e a trading SCA. Atualmente, integra o Comitê Executivo Global do grupo, sendo responsável pelas operações no Brasil.

Fonte: Embrapa Territorial

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS