27 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEmbrapa divulga tecnologias em Dia de Campo para jornalistas na AgroBrasília 2025

Embrapa divulga tecnologias em Dia de Campo para jornalistas na AgroBrasília 2025

Cerca de 30 jornalistas de veículos da capital federal conheceram, em primeira mão, parte das tecnologias e soluções sustentáveis que a Embrapa vai apresentar na AgroBrasília 2025, feira que será realizada pela COOPA-DF de 20 a 24 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no PAD-DF, Distrito Federal. Eles participaram, na última sexta-feira (16), do Dia de Campo com Jornalistas, evento promovido pela COOPA-DF, organizadora da feira.

Os profissionais da imprensa foram recepcionados pelo presidente da COOPA-DF, José Guilherme Brenner; pelo secretário de Agricultura do DF, Rafael Borges Bueno; e pelo presidente da Emater-DF, Cleison Duval. Em seguida, eles visitaram as dependências do parque, onde conheceram a vitrine da Embrapa, com apresentações do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia substituto da Embrapa Cerrados, Renato Amabile, e dos pesquisadores Mábio Chrisley e Leonardo Melo, da Embrapa Arroz e Feijão (GO). 

Amabile informou que a Embrapa estará apresentando na feira cerca de 100 tecnologias desenvolvidas por nove unidades de pesquisa da Empresa. “Para cada real que a Embrapa investe em pesquisa, foram retornados, em 2024, R$ 25,37 para a sociedade. Essa é a importância de se investir em ciência e inovação. Além disso, temos uma gama de tecnologias para atender pequenos, médios e grandes produtores”, disse, citando soluções tecnológicas como a Bioanálise de Solo (BioAS) para verificação da saúde do solo, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e o bovino Nelore BRGN.

Na vitrine da Embrapa, ele abordou o potencial do cultivo de café canéfora no Cerrado do Planalto Central e a elevada qualidade dos grãos, mostrando plantas da cultivar para sistema irrigado BRS Primalta, desenvolvida pela pesquisa e em fase de pré-lançamento. O pesquisador explicou que o café canéfora é mais produtivo que o café arábica e tem maior teor de cafeína, podendo ser usado na produção de blends e café solúveis. Amabile também destacou a variedade de mandioca de mesa de polpa amarela BRS 429, de alta qualidade culinária e sabor superior, e a cultivar de híbrido simples de girassol BRS 422, de elevadas produtividade e estabilidade.

Novas cultivares de feijão e os benefícios do arroz de terras altas

O pesquisador Leonardo Melo apresentou as duas cultivares de feijão que serão lançadas pela Embrapa nesta edição da feira nesta quinta (22): BRS FS212 (feijões especiais) e BRS FC423 (feijão carioca). O pesquisador comentou sobre as características agronômicas e de mercado dessas variedades, que atendem nichos distintos de produtores. Cultivar do grupo comercial “rosinha”, a BRS FS212, segundo o pesquisador, é opção para o agricultor de pequena escala, que busca materiais com maior valor agregado. Ideal para adoção em sistema de agricultura familiar e agroecologia, ela oferece pouco impacto ao meio ambiente, em função de aplicação reduzida de defensivos, e a precocidade do ciclo promove o baixo uso de água. Essa cultivar é apta, também, à comercialização para programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ao falar sobre a BRS FC423, Melo destacou a alta produtividade (até 6.000kg/ha), o escurecimento lento, característica bastante atrativa para o mercado que permite a ela o armazenamento por período de até um ano; o fato de apresentar baixo índice de quebra dos grãos beneficiados (pouca bandinha) e por apresentar grãos mais espessos e uniformes, com alto rendimento de peneira e baixo descarte na indústria. Além disso, o pesquisador revelou que em testes sensoriais realizados em cozinha experimental, os resultados foram bastante positivos para aparência de caldos e grãos após a cocção. 

Mábio Chrisley destacou as cultivares de terras altas BRS A502, BRS A503 e BRS A504 CL, expostas nas vitrines da feira, vêm revolucionando a cadeia dessa cultura, com alta produtividade, resistência a doenças e qualidade de grãos. Como destaque, o pesquisador lembrou que as variedades abriram os olhos dos produtores e da indústria para a oportunidade de redução de custos em logística e produção, de forma geral. Inseridas em sistemas de rotação de culturas, sob pivô, elas trouxeram benefícios surpreendentes para as culturas sucessoras, como soja, feijão, cebola, alho, cenoura e diversas outras, em função da melhoria da qualidade do solo e da palhada residual para cobertura, além da alta produtividade e o baixo custo dos investimentos, que promovem rendimento maior ou igual aos vários outros cultivos disponíveis.

Além de interagirem com os pesquisadores da Embrapa, os jornalistas visitaram a área da Emater-DF, estandes de empresas expositoras e o AiTec, espaço de inovação da feira.

Fonte: CERRADOS NCO

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS