28.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralInfluenza aviária em granja evidencia necessidade de reforço na fiscalização

Influenza aviária em granja evidencia necessidade de reforço na fiscalização

Na mesma semana em que o Rio Grande do Sul celebrou cinco anos de retirada da vacina contra a febre aftosa, foi confirmado o primeiro foco de influência aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de Montenegro (RS). Os dois fatos, um comemorado e o outro a ser saneado, evidenciam a importância do trabalho realizado pelo Serviço Oficial e a necessidade de reforçar os investimentos na fiscalização agropecuária.

Diante da complexidade deste novo cenário, a Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro) volta a alertar sobre a urgência de valorização dos servidores em atividade e da realização de novo concurso público. De 2019 e 2024, 40 Fiscais Estaduais Agropecuários pediram exoneração do cargo e 12 se aposentaram. Para 2025, já está confirmada a saída de mais 23 servidores da categoria que foram aprovados no concurso do Ministério da Agricultura.

Além da necessidade iminente e inquestionável de reposição de profissionais da defesa agropecuária, a preocupação da Afagro é com a permanência, valorização e motivação dos profissionais. Apesar da recente reestruturação das carreiras ter trazido algumas melhorias, há condições que precisam ser melhoradas para que o Estado não continue a perder seus talentos, como a regulamentação de horas extras e a compensação de trabalhos realizados fora do horário de expediente.

Fonte: Bruna Karpinski ~ Imprensa Afagro

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS