Fazendas de bovinos de leite e corte; haras e granjas de suínos e aves enfrentam um desafio sanitário em comum: a infestação por mosca doméstica (Musca domestica). Altamente nociva, esse parasita dissemina microrganismos por meio das patas, asas, abdômen, fezes e até mesmo vômito. “É um vetor de contaminação eficiente, que compromete o ambiente, os animais e também a saúde humana”, explica a zootecnista Margareth Dellatorre, consultora da Vetoquinol Saúde Animal.
Com ciclo de vida curto e altamente reprodutivo, a mosca doméstica é de difícil controle. A fêmea adulta pode depositar centenas de ovos, que eclodem originando as larvas. Essas larvas se transformam em pupas, que emergem à forma adulta.
“As infestações provocam estresse em bovinos, equinos, suínos e aves, além de comprometer o bem-estar e a produtividade, favorecendo a transmissão de doenças. Além disso, o contato frequente com áreas de manejo e convivência humana torna a mosca uma ameaça sanitária também para as pessoas nas propriedades”, reforça Margareth.
Atenta a esse cenário e alinhada ao conceito de saúde única — que integra saúde animal, humana e ambiental —, a Vetoquinol Saúde Animal desenvolveu o Flycron® Plus, solução moderna e eficaz para o controle da mosca doméstica. O produto atua diretamente na redução das infestações, melhora o ambiente produtivo e contribui para o desempenho de animais de corte, leite e criações de suínos e aves, além de promover bem-estar a cavalos.
Flycron® Plus combina dois ativos: azametifós e fipronil, aliado a um potente atrativo sexual o Z-9 tricosene, o que garante efeito potente e duradouro. Para alcançar a máxima eficácia, a aplicação do produto deve seguir os procedimentos recomendados. “É fundamental respeitar as proporções corretas na preparação da calda, aplicar nos locais estratégicos de acordo com a realidade da fazenda, granjas e haras e evitar o uso do produto em superfícies muito sujas, o que pode comprometer sua ação”, orienta a zootecnista.
Com Flycron® Plus, a Vetoquinol Saúde Animal reforça seu compromisso com a produtividade e rentabilidade das propriedades rurais, a segurança alimentar e o bem-estar dos animais e das pessoas.
Fonte: Irvin Dias – Texto Comunicação Corporativa