As soluções sustentáveis na agricultura têm impulsionado o uso de tecnologias inovadoras que aliam eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente. No cultivo de hortaliças, a referência técnica em tecnologia é o substrato Green-up –marca da Floral Atlanta, empresa do Grupo Polar, especializada em soluções para o cultivo profissional. O produto foi desenvolvido para otimizar a produção de mudas, com foco em eficiência agronômica e menor impacto ambiental, tanto na sua fabricação como no seu uso.
O Green-up é uma espuma fenólica estéril, livre de fungos e bactérias, que proporciona um perfeito enraizamento e crescimento de mudas de várias espécies. Por ser um substrato limpo e padronizado, permite maior controle das condições de cultivo, otimizando as tarefas, com redução de mão de obra, uniformizando a produção e reduzindo perdas.
A destacar, o uso do Green-up contribui significativamente para a eficiência no uso da água e dos nutrientes — fatores essenciais para a sustentabilidade na produção agrícola. Mantém condições ideais de umidade para o enraizamento das mudas, com uso eficiente da água e absorção equilibrada pelos raízes.
“Estamos comprometidos em antecipar cenários e oferecer soluções eficazes, sempre com foco na excelência do atendimento e na sustentabilidade das nossas operações”, afirma o gerente comercial do Grupo Polar, Ruy do Carmo.
Entre os principais diferenciais do Green-up estão sua composição sintética livre de contaminantes biológicos e sua estabilidade química, que, ao contrário dos substratos orgânicos à base de resíduos vegetais, não interferem na solução nutritiva nem sofrem alterações ao longo do cultivo — favorecendo um enraizamento uniforme e saudável das mudas.
Leve e de fácil manuseio, o substrato permite produzir uma densidade maior de mudas, otimizando espaço e reduzindo drasticamente a mão de obra de semeadura. Sua estrutura favorece um equilíbrio ideal entre retenção de água e aeração, aspectos fundamentais para o vigor das raízes e a sanidade das plantas.
Altamente versátil, pode ser utilizado em diversas culturas, como alface, rúcula, agrião, almeirão, além de plantas ornamentais, aromáticas, medicinais, frutíferas, florestais, microverdes e flores comestíveis. O Green-up está disponível em diferentes tamanhos e formatos, com ou sem furos, adaptando-se às necessidades de cada produtor.
“Como alternativa sustentável, a Floral Atlanta também oferece o Green-up Bio, a versão biodegradável, que possui a mesma eficiência agronômica, porém com menor impacto ambiental. Com o Green-up, a Floral Atlanta reafirma seu compromisso em unir inovação e sustentabilidade no agronegócio, oferecendo ao produtor uma solução prática, eficiente e alinhada às demandas de uma agricultura moderna e responsável”, explica o executivo.
Ele destaca que, ao investir em tecnologias como o Green-up, os produtores ganham em produtividade, qualidade e sustentabilidade. “A inovação mostra que o futuro do cultivo sustentável passa por precisão, consciência ecológica e eficiência produtiva”, finaliza.
Fonte: Predicado <gabriela=