A TIM Brasil e a AgNest assinaram uma carta de intenção para fornecer conectividade 4G na fazenda-laboratório (farm lab) da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sediada em Jaguariúna (SP) e administrada pela Impactability. A assinatura foi realizada durante a Agrishow 2025, maior evento do agronegócio brasileiro, e reforça o compromisso da operadora com o avanço da agricultura digital.
O AgNest é um hub de inovação voltado à experimentação integrada em campo, com foco na cocriação, validação e provas de conceito de tecnologias que ajudam a construir a agricultura do futuro. O ambiente propõe um ecossistema colaborativo que conecta produtores rurais, startups, grandes empresas, fundos de investimento e prestadores de serviço, promovendo inovação de forma imparcial, integrada e centrada no agricultor.
Com a assinatura da carta de intenção, a TIM entra como parceira estratégica, fornecendo a infraestrutura essencial para garantir a conexão inteligente e contínua entre soluções digitais e o campo, fator indispensável para a testagem e adoção de tecnologias inovadoras.
“Estamos orgulhosos de integrar um projeto com o potencial de transformar a produção agrícola no Brasil. A conectividade da TIM será um dos pilares para acelerar a inovação aberta no setor e garantir que o produtor rural tenha acesso à soluções que combinam rentabilidade, produtividade e sustentabilidade”, afirma Alexandre Dal Forno, Diretor de IoT & 5G da TIM Brasil.
O hub foi criado a partir de edital público da Embrapa, vencido pela empresa Impactability, responsável pela administração do AgNest. O modelo de trabalho prevê que startups selecionadas passem por um processo técnico imparcial para definição de escopo, desenvolvimento conjunto com parceiros e mensuração de impactos diretos no campo.
Com essa parceria, a TIM fortalece sua atuação no agronegócio, oferecendo conectividade 4G como base para um ecossistema rural mais inovador, competitivo e digital.
Fonte: Eric Cavalcanti de Moraes e Castro Zambon