19.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralProdutividade da soja em alta: desempenho de cultivares surpreende produtores de MT

Produtividade da soja em alta: desempenho de cultivares surpreende produtores de MT

O setor agrícola de Mato Grosso colheu resultados expressivos na produtividade das lavouras de soja. Apesar do impacto das chuvas em algumas regiões, durante a colheita, em geral, as condições climáticas foram favoráveis, e a adoção de novas tecnologias impulsionou significativamente o rendimento das lavouras. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a produtividade média no estado superou 66 sacas por hectare na safra 2024/25, um volume considerado histórico nas análises de safras do instituto.

Agricultores acompanhados pela Agro-Sol obtiveram resultados acima da média estadual, com quase 70 sacas por hectare. Em alguns casos, os números foram ainda mais impressionantes. Um exemplo é uma área de 1.050 hectares do grupo Pasqualotto, em Sinop, onde foi registrada a média de 90,5 sacas por hectare com o cultivo da Brasmax Olimpo IPRO. Já na propriedade em que o agricultor Jorge Pires de Miranda é sócio, no município de Brasnorte, na região oeste do estado, as produtividades variaram entre 102 e 105 sacas por hectare, em áreas representativas com mais de 100 hectares cada. Neste caso, a escolha foi pela cultivar Brasmax Sparta I2X, da Agro-Sol.

De acordo com um levantamento da equipe da Agro-Sol Sementes, na última safra, a comercialização de sementes atingiu volumes expressivos, com mais de 30 variedades sendo cultivadas. Essa diversidade permitiu aos produtores otimizar os rendimentos e garantir maior estabilidade na produção.

“Um dos principais fatores para esse desempenho positivo foi a escolha estratégica das cultivares. Enquanto as variedades mais precoces, de 95 a 100 dias, enfrentaram desafios no início do ciclo, as de ciclo mais longo apresentaram maior estabilidade e rendimento superior. Materiais do grupo de maturação entre 7.6 e 8.1, com ciclos de 107 a 118 dias, demonstraram alta performance, superando as expectativas de produtividade”, explica Victor Chiarelli, superintendente comercial da Agro-Sol.

Além da seleção de cultivares mais produtivas, os avanços tecnológicos desempenharam um papel essencial. A introdução de variedades com novas biotecnologias, como Intacta 2 Xtend (I2X) e Conquesta Enlist, possibilitou um controle mais eficiente de lagartas e plantas invasoras, favorecendo a sanidade das lavouras e o consequente aumento da produtividade. O manejo adequado de doenças do solo, como os nematoides, também foi determinante para o sucesso da safra.

Novidades para a próxima safra

Para a temporada seguinte, a Agro-Sol já avalia a inclusão de pelo menos seis novas cultivares em seu portfólio, focando na produtividade e na adaptação às demandas do produtor rural. Em um cenário de custos elevados e margens reduzidas, garantir maior produtividade é essencial para manter a rentabilidade. Neste contexto, a aquisição de sementes de qualidade é um fator estratégico.

“Com um olhar voltado para inovação e qualidade, a Agro-Sol segue investindo na seleção criteriosa de sementes, permitindo que os produtores tenham acesso às melhores opções do mercado e alcancem novos patamares de produtividade. Esse é o nosso compromisso: fazer um filtro e apresentar um portfólio otimizado e de sucesso ao cliente. Duas, três, quatro, cinco sacas a mais por hectare já fazem toda a diferença para o nosso produtor”, destaca Chiarelli.

Fonte: Crop AgroComunicação 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS