Jovens e crianças de Inhumas (GO) já podem se inscrever no projeto educacional gratuito promovido pelo Alicerce Educação, com apoio da ADM Cares, o programa de investimento socioambiental da ADM, empresa líder na comercialização de grãos e nutrição humana e animal. O projeto oferece uma oportunidade para crianças e jovens do Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio de escolas públicas, com aulas gratuitas e metodologia inovadora.
Crescimento pessoal e profissional, com foco em sustentabilidade
O objetivo do projeto é não apenas reforçar as bases educacionais dos alunos, mas também prepará-los para um futuro mais promissor, com ênfase em sustentabilidade e empregabilidade. Os participantes terão acesso a aulas práticas de criação e manutenção de uma horta comunitária, atividades teóricas sobre temas ambientais e, claro, reforço nas áreas de escrita, leitura e matemática.
Com 100 vagas abertas, o projeto é voltado para crianças e jovens de 6 a 17 anos. Para os mais novos (6 a 13 anos), as aulas focam no reforço escolar, enquanto para os mais velhos (14 a 17 anos), o conteúdo é direcionado à preparação para o mercado de trabalho.
As aulas acontecem três vezes por semana, nos turnos da manhã e/ou tarde, com duração de 3 horas (30 minutos de intervalo). As inscrições estão abertas até 09 de maio, e podem ser realizadas pelo formulário online disponível aqui.
Benefícios do projeto:
- Reforço escolar e preparação para o mercado de trabalho, com conteúdo adaptado para cada faixa etária.
- Inclusão digital e social, com atividades práticas sobre sustentabilidade.
- Kits escolares completos, incluindo mochila, camiseta, caderno e lápis de cor.
- Lanche gratuito durante as aulas.
“Acreditamos que a educação é o caminho para transformar realidades. O Alicerce tem transformado vidas desde 2019, com mais de 100 mil pessoas impactadas em diversas cidades do Brasil. Nossa metodologia tem como foco o desenvolvimento integral e personalizado de cada estudante. Com ela, é possível alcançar, em apenas dois meses no Alicerce, o que levaria um ano inteiro para ser aprendido no ensino tradicional. Essas conquistas reforçam o impacto positivo que a educação pode ter na vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade”, afirma Paulo Batista, fundador do Alicece.
O impacto do Alicerce vai muito além dos números. Ao longo de seus 7 anos de atuação, a instituição tem sido responsável por histórias de transformação, como a de Luis Eduardo Freitas. “Com 18 anos, Luis é aluno de um dos projetos educacionais e acaba de ser aprovado com bolsa integral para cursar Engenharia de Software. O jovem, que mora em uma das áreas mais conflituosas de Salvador, encontrou no Alicerce um ambiente de superação e desenvolvimento pessoal – um espaço que a instituição busca oferecer a cada vez mais brasileiros”, conta Batista.
Com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Inhumas, que em 2023 registrou um índice de 5,7, abaixo da média nacional (6,8), o projeto visa trabalhar no fortalecimento das bases educacionais, além de promover práticas focadas em sustentabilidade e segurança alimentar. Para Caroline Hoth, Especialista de Sustentabilidade da ADM, “por meio da ADM Cares queremos impactar positivamente as comunidades onde estamos presentes. Queremos que crianças e jovens tenham oportunidade de desenvolver seu potencial, combinando aprendizado acadêmico adaptado às suas necessidades e temas essenciais como sustentabilidade e segurança alimentar”, afirma.
Fonte: Nicole Kloeble