Para que bovinos expressem seu mérito genético, é necessário que seus requerimentos nutricionais sejam atendidos diariamente para a obtenção dos ganhos pré-determinados. No entanto, aspectos como oferta e qualidade de pastagem, qualidade de água, área de cocho e variação de consumo de suplemento entre os indivíduos do mesmo lote, são variáveis que afetam diretamente a quantidade de nutrientes ingeridos pelos animais.” Os palatabilizantes ajudam a tornar os suplementos mais atrativos, sendo assim, são ingredientes com potencial de minimizar a variação de consumo de suplemento entre os indivíduos de um mesmo lote”, explica o zootecnista Victor Fonseca, coordenador técnico de bovinos da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
“De maneira simplificada, os ingredientes presentes nos palatabilizantes estimulam a transmissão de informações sensoriais entre língua e cérebro. Por sua vez, a maior atratividade do suplemento pode aumentar a frequência e o tempo das refeições realizadas pelos animais “, explica o especialista.
Os flavorizantes melhoram o sabor e o cheiro dos suplementos, tornando-os mais atrativos. Estes aspectos sensoriais dos suplementos podem alterar o comportamento alimentar de bovinos de diferentes categorias: bezerros recém desmamados, animais em recria, como também animais em terminação. “Partindo da premissa que os animais de um mesmo lote foram agrupados de acordo com peso vivo e mérito genético, como também, que a taxa de lotação e manejo de pastagem estão ajustadas com o objetivo produtivo, quão mais homogêneo for o consumo de nutrientes dos diferentes animais dentro do mesmo lote, menor a dispersão do ganho de peso diário (GPD) observado”, explica Victor.
O coordenador técnico da MCassab cita quatro benefícios dos palatabilizantes: estimulam as visitas dos animais ao cocho, aumentam a atratividade dos suplementos, estimulam o consumo dos suplementos e prolongam o tempo de refeição.
“Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Teerã, localizada no Irã, foi avaliado o efeito de diferentes sabores de palatabilizantes (salgado, doce, amargo e azedo) em relação ao consumo de matéria seca (CMS) de bezerros holandeses antes do desmame. Segundo os resultados deste estudo, bezerros suplementados com o palatabilizante doce obtiveram maior CMS quando comparados aos bezerros suplementados com os outros palatabilizantes. Sendo assim, apesar de não ter sido avaliado nesse estudo, um possível benefício do uso de palatabilizantes possa estar relacionado a minimização da magnitude do sabor menos atraente na característica sensorial de um suplemento formulado com ingredientes menos palatáveis, e por sua vez, essa menor proeminência do sabor menos atraente possa aliviar seu efeito negativo no consumo deste suplemento”, acrescenta Victor.
Para contribuir para o sucesso da nutrição, a MCassab Nutrição e Saúde Animal oferece a linha Flavopac. “Nossos produtos foram formulados com o intuito de tornar os suplementos e rações com aspectos sensoriais mais atraentes aos animais,” conclui Victor Fonseca.
Fonte: Graziele – Texto Comunicação Corporativa