Uma turma do curso de Supervisão Agrícola, promovido pelo Programa Jovem Aprendiz Cotista — iniciativa do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim — participou de uma importante ação de sensibilização sobre o cuidado com o meio ambiente, realizada no município de São Joaquim. A atividade integrou o módulo Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica do curso.
Com o objetivo de compartilhar conhecimento e incentivar boas práticas ambientais, os jovens visitaram duas instituições de ensino: o Centro Educacional Dinâmico e a Escola de Educação Básica Martinho de Haro. Durante as visitas, os jovens destacaram a importância da preservação da água e do meio ambiente, além de promoverem atividades interativas sobre reciclagem, despertando o interesse das crianças e adolescentes para o reaproveitamento de materiais e o destino correto do lixo.
A ação foi além da sala de aula. Os jovens aprendizes também percorreram algumas ruas para recolher resíduos descartados de forma inadequada. A iniciativa reforçou a importância de manter os espaços públicos limpos e organizados, contribuindo para uma cidade mais sustentável.
“Com atitudes simples e conscientes, os jovens demonstraram que todos podem contribuir para promover transformações. A atividade reflete o compromisso do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural com a formação de cidadãos engajados e comprometidos com o meio ambiente e com o futuro do campo”, destacou o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reforçou o impacto do programa. “Desde 2006, o Jovem Aprendiz Cotista tem formado jovens talentos para o agronegócio. A parceria, que envolve o Sistema Faesc/Senar, os Sindicatos Rurais e as empresas do setor produtivo, demonstra o compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, o programa contribui para a qualificação de novos profissionais e fortalece o setor produtivo.”
Fonte: MB Comunicação Empresarial