A Boehringer Ingelheim, farmacêutica alemã multinacional, anuncia o lançamento de BOVIKALC® no Brasil, suplemento de cálcio para bovinos leiteiros. O medicamento chega ao mercado com o objetivo de combater a hipocalcemia subclínica em vacas leiteiras durante o período de pós-parto, enfermidade que pode acometer 50% das vacas no pós-parto, com uma solução de fácil aplicação e de resultado rápido no organismo.
Devido a sua alta prevalência e seu caráter silencioso (subclínico), esta doença deve ser combatida pelos produtores de leite, especialmente por diminuir os níveis de produção do animal e causar danos diretos a saúde dele. Diferente da hipocalcemia clínica onde o animal pode apresentar rigidez muscular, ranger de dentes, depressão e até morte; a hipocalcemia subclínica é silenciosa e está associada a diversas outras doenças como a mastite, a metrite, a cetose, podendo representar um impacto financeiro negativo. “O produto possui uma formulação exclusiva que fornece suporte rápido e sustentado dos níveis de cálcio no sangue de vacas leiteiras, sendo recomendado a aplicação no momento pós-parto, em que os níveis de leite estão mais baixos”, explica Eduardo Pires, gerente técnico da área de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim.
A embalagem do produto possui 4 bolus de cálcio que se desintegram após no máximo 30 minutos. O protocolo indicado é a aplicação de 2 bolus BOVIKALC® sendo o 1º bolus imediatamente após o parto e o 2º bolus de 12 a 24 horas após o parto. “O BOVIKALC® foi desenvolvido para garantir três pontos principais: a praticidade, agilidade de reposição do cálcio e maior saúde animal. Além de combater doenças, em especial a hipocalcemia subclínica, os altos níveis de cálcio no sangue do animal proporcionam melhores condições em seu sistema nervoso, imunidade, na contração muscular e na qualidade de seu leite”, complementa Pires.
O produto é fabricado na Dinamarca, é líder mundial na tecnologia em bolus e, já está presente em países europeus, nos Estados Unidos, Canadá e Argentina. Agora, chega ao Brasil para disputar a liderança deste segmento. “Esse é um grande lançamento para a Boehringer e as nossas expectativas de performance do produto, com base no sucesso em outros países também com alta produtividade de leite, são as melhores possíveis. Sabemos da importância do suplemento para os produtores rurais e o tamanho do mercado brasileiro que podemos explorar. Nossos parceiros podem esperar uma solução eficaz, de rápida ação e que irá auxiliar no controle de uma doença tão prejudicial e corriqueira como a hipocalcemia subclínica”, explica Diego Souza, diretor da unidade de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim.
Fonte: Ideal H K <breno.beham