20.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralJohn Deere usa soluções offline para superar desafios de conectividade em áreas...

John Deere usa soluções offline para superar desafios de conectividade em áreas florestais

A falta de conectividade é um desafio conhecido pelo setor florestal e tem sido o principal adversário na busca pela adoção das tecnologias disponíveis no mercado. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostrou que, atualmente, apenas cerca de 30% das áreas rurais do país têm disponibilidade de acesso à cobertura de internet.

Com o objetivo de superar a falta de conexão, a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, desenvolveu soluções que proporcionam às máquinas florestais o funcionamento preciso da operação, mesmo que de forma offline.

“A tecnologia se tornou uma grande aliada das operações florestais. Hoje ela é fundamental para obter a máxima produtividade, alinhando também qualidade e segurança. Nesse cenário, os dados que os equipamentos de colheita geram são essenciais para que os clientes e a John Deere possam atualizar, diagnosticar, otimizar, monitorar e oferecer suporte de forma remota e proativa, reduzindo tempo de máquina parada e maximizando o potencial de cada solução”, explica Vinicius Sousa, especialista em Telemetria e Colheita de Precisão na John Deere Florestal.

Em condições de ausência de conectividade, as funcionalidades do sistema são mantidas. Para garantir a segurança da operação, todas as soluções de mapas como cercas eletrônicas e pontos de atenção seguem em funcionamento no computador das máquinas. Isso ocorre, pois, ao perder a conexão, ainda é possível acompanhar os dados de localização devido à uma antena GPS instalada no teto do equipamento. Os detalhes do terreno, as cercas eletrônicas, pontos de atenção, dados de produção e alertas podem ser acompanhados em tempo real pelo operador.

Para evitar que a memória sobrecarregue, alguns dados são automaticamente limpos do sistema. Dependendo da quantidade de dias que aquele equipamento trabalhou em área remota e a necessidade de coletar a informação, o usuário pode copiar as informações do computador e importar para as plataformas de análise de dados. Além disso, ao encontrar sinal de internet, a máquina conecta automaticamente e envia as informações armazenadas para a nuvem.

“A transferência de dados via conexão de internet é realizada pelo JDLink™ Modem. O Modular Telemetics Gateway (MTG) é um item de série nas máquinas de colheita florestal. Ele é 20 vezes mais potente que um celular convencional e permite que, mesmo em áreas com coberturas precárias, as informações sejam enviadas. Além disso, se conecta a qualquer rede de WI-FI disponível. Após o envio, os sistemas são atualizados automaticamente. Esse serviço de conectividade padrão é gratuito, bem como o acesso às plataformas”, destaca Sousa.

Somado a isso, a John Deere investe em soluções para conectar cada vez mais equipamentos. O JDLink™ Boost é um exemplo. O produto é fruto de um acordo com a Starlink, da SpaceX, para fornecer aos clientes serviço de conectividade via satélite. “A tecnologia será um marco para as áreas de colheita florestal, permitindo que os produtores tomem decisões de forma mais ágil, reduzindo o tempo de máquina parada e garantindo a continuidade da operação. Além disso, será possível dar o suporte remoto com mais continuidade, otimizando os custos de manutenção dos clientes”, acrescenta o especialista.

A tecnologia embarcada avançada já está presente nas máquinas. Como pré-requisito para o sucesso das aplicações nas operações de colheitas, as soluções e funcionalidades precisam estar disponíveis de forma offline. “O cenário de áreas remotas sem conectividade é a realidade de grande parte das empresas. Porém, com as novas soluções, a conectividade exercerá um papel fundamental para desbloquear o potencial de cada ferramenta, com foco na otimização da produtividade e performance operacional”, afirma Vinicius.

Fonte: Danielle Morcelli Romanelli

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS