21.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralProdutores conhecem resultados da ATeG Pecuária de Leite em propriedade catarinense

Produtores conhecem resultados da ATeG Pecuária de Leite em propriedade catarinense

Recentemente uma oficina técnica da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Leite movimentou uma propriedade de Seara, no oeste catarinense. A atividade foi uma iniciativa do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Seara.

O evento, realizado na propriedade de Eduardo Rambo e Monalisa Mosconi, contou a participação de mais de 100 produtores de leite que tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre práticas inovadoras e eficientes para o setor. Foi um momento para observar de perto os avanços na gestão e na produção, resultado do trabalho da ATeG realizado na propriedade.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Seara, Valdemar Zanluchi, o supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa, o supervisor técnico da ATeG, Fernando da Silveira; técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial, além de produtores rurais atendidos pela ATeG, autoridades locais e representantes de entidades convidadas.

Durante a programação, Valdemar Zanluchi ressaltou o compromisso da ATeG com a excelência na produção de leite e valorizou a parceria com o Sistema Faesc/Senar nessa importante iniciativa. “Esse serviço gratuito tem cumprido muito bem seu propósito de gerar renda, melhoria da produção e na gestão rural”.

O objetivo foi proporcionar atualização técnica sobre a bovinocultura leiteira e a troca de experiências que possam ser aplicadas em suas propriedades. Um dos temas em destaque foi o impacto positivo da ATeG na rentabilidade das propriedades, o que tem contribuído para melhorar a produtividade e a qualidade do leite produzido. 

CASO DE SUCESSO

A família Rambo é um exemplo de dedicação e inovação no setor. A propriedade iniciou suas atividades em 2013 com 12 vacas em lactação e uma produção média por animal de 15 litros/vaca, com um total de 180 lts/dia. Em 2020, os produtores iniciaram na ATeG e fecharam o primeiro ano de atendimento com 31 vacas em lactação, com uma produção média de 19,25 litros/vaca, produzindo 597 lts/dia. Em dezembro de 2024, a família obteve produção recorde – uma média mensal de 25,29 litros/vaca com 34 vacas em lactação, produzindo 860 lits por dia.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a ATeG tem sido um diferencial na Pecuária de Leite catarinense, promovendo aumento da produtividade, redução de custos, melhoria da gestão e profissionalização da atividade. “Ao levarmos Assistência Técnica e Gerencial personalizada às propriedades, impulsionamos a inovação, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade nos negócios rurais. Com isso, contribuímos para promover a valorização dessa importante cadeia produtiva”.

Fonte: MB Comunicação Empresarial

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS