O acesso à água é um dos fatores mais críticos para o futuro do planeta. No entanto, historicamente, a água tem sido percebida como um recurso abundante e de baixo custo, o que levou a uma gestão ineficiente. A Kilimo está mudando essa realidade com um modelo baseado na geração e medição de benefícios volumétricos de água, impulsionados pela adoção de boas práticas de irrigação por parte dos agricultores.
Através dos projetos de Ação Climática, a Kilimo acompanha os agricultores na adoção de boas práticas de irrigação e mede os benefícios volumétricos de água gerados no processo. As empresas podem apoiar essas ações como parte de suas estratégias de sustentabilidade e resiliência hídrica, contribuindo para a restauração das bacias nas quais operam.
Para alcançar isso, a Kilimo desenvolve projetos que geram benefícios volumétricos de água por meio de três intervenções estratégicas:
Otimização da irrigação com IA: Uso de inteligência artificial e análise de dados de satélite para fornecer recomendações de irrigação que permitem reduzir o consumo de água sem afetar a produção.
Conversão para irrigação tecnificada: Apoio aos agricultores na adoção de sistemas de irrigação mais eficientes, facilitando o acesso a ferramentas e assessoria para reduzir perdas e melhorar a gestão da água.
Agricultura regenerativa: Implementação de práticas que aumentam a capacidade do solo de reter água, reduzindo a necessidade de extração de fontes externas.
Esse enfoque permite que a água utilizada na produção agrícola tenha um impacto mais eficiente e sustentável. A Kilimo mede e valida esses benefícios volumétricos de água, garantindo sua rastreabilidade. Além disso, seu modelo de incentivos reconhece economicamente os agricultores que implementam essas práticas, promovendo o uso responsável da água e a resiliência das bacias mais estressadas.
Reconhecimento global à inovação
A lista das Empresas Mais Inovadoras é o braço de negócios mais emblemático da Fast Company e um dos seus esforços editoriais mais aguardados do ano. A Kilimo foi incluída na lista das empresas latino-americanas mais inovadoras. Para selecionar os premiados, os editores e jornalistas da Fast Company avaliam milhares de candidaturas em um rigoroso processo competitivo, analisando empresas que impulsionam o progresso ao redor do mundo e em diversas indústrias.
“Nossa lista das Empresas Mais Inovadoras oferece uma visão completa da inovação atual e um guia para o futuro”, disse Brendan Vaughan, editor-chefe da Fast Company. “Este ano, reconhecemos empresas que estão aproveitando a inteligência artificial de maneiras profundas e significativas, marcas que estão transformando seus clientes em seguidores leais ao superar suas expectativas e concorrentes que estão introduzindo ideias ousadas para desafiar suas indústrias. Em um mundo em constante mudança, essas empresas estão mostrando o caminho a seguir.”
Sobre a Kilimo
A Kilimo é uma Climate Tech latino-americana que impulsiona soluções de adaptação climática para alcançar a segurança hídrica. Por meio dos Projetos de Ação Climática, a Kilimo colabora com produtores para tornar o uso da água na agricultura mais eficiente e com atores que têm como meta ser água líquida positiva. A Kilimo conecta agricultores e empresas com o objetivo de aliviar o estresse hídrico das bacias, sob a visão de criar um futuro com água disponível para as comunidades, indústrias e ecossistemas. Pelo seu impacto, a Kilimo foi premiada no Fórum Econômico Mundial de Davos e ganhou o Enterprise Global Freshwater Challenge, concedido pelo Fórum Econômico Mundial. www.kilimo.com
Fonte: Fast Company